O Candelabro como símbolo do Espírito Santo e da Igreja (Éder Carvalho)



"31Faça um candelabro de ouro puro e batido. O pedestal, a haste, as taças, as flores e os botões do candelabro formarão com ele uma só peça. 32Seis braços sairão do candelabro: três de um lado e três do outro. 33Haverá três taças com formato de flor de amêndoa num dos braços, cada uma com botão e flor, e três taças com formato de flor de amêndoa no braço seguinte, cada uma com botão e flor. Assim será com os seis braços que saem do candelabro. 34Na haste do candelabro haverá quatro taças com formato de flor de amêndoa, cada uma com botão e flor. 35Haverá um botão debaixo de cada par dos seis braços que saem do candelabro. 36Os braços com seus botões formarão uma só peça com o candelabro, tudo feito de ouro puro e batido. 37"Faça-lhe também sete lâmpadas e coloque-as nele para que iluminem a frente dele. 38Seus cortadores de pavio e seus apagadores serão de ouro puro. 39Com trinta e cinco quilos de ouro puro faça o candelabro e todos esses utensílios. 40Tenha o cuidado de fazê-lo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte". (Êxodo 25:31-40)



INTRODUÇÃO
O Candelabro[1] aponta para 1) Cristo, para o 2) Espírito Santo, 3) e para a Igreja.[2]

1) Para Cristo porque Ele (Cristo) é a luz do mundo (Jo 8:12). “Falando novamente ao povo, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.

2) Para o Espírito Santo porque o Candelabro fora feito para receber o óleo e iluminar o Lugar santo através de seu fogo, e, na Bíblia, o óleo e o fogo tornaram-se símbolos do Espírito Santo.

3) E da Igreja porque a própria Bíblia faz a ligação clara e direta entra a Igreja e o Candelabro como figura de linguagem: “... os sete candelabros são as sete igrejas” Ap 1:20)

Neste estudo vamos focar no Candelabro como símbolo do Espírito Santo e da Igreja.


I- O Candelabro como símbolo do Espírito Santo

1) O Candelabro era feito de ouro puro fala da essência divina, da realeza. O ouro representa a glória do Espírito de Deus.

2) Este azeite era puro, pois o Espírito de Deus é Santo.

3) O Candelabro era enfeitado com molduras no formato de flores de Amendoeiras, e a Amendoeira era a primeira árvore a florescer na primavera do Oriente Médio, o que fala da prioridade que o Espírito Santo deve ter em nossa vida.

4) Haviam 9 amendoeiras de um lado do Candelabro (3 em cada braço) e 9 de outro (eram 3 braços de um lado e 3 de outro, e em cada braço haviam 3 flores de Amêndoa, dando-nos um total de 18 amendoeiras). Isso aponta para os 9 gomos do Fruto do Espírito Gl 5:22-23 e para os 9 Dons do Espírito principais listados por Paulo em sua primeira carta aos coríntios 1Co 12:7-10.


II- O Candelabro como símbolo da Igreja

1) Era feito para receber o azeite, o qual é símbolo do Espírito Santo. Assim também, nós devemos ser habitação do Espírito Santo de Deus (1Co 6:19).

2) Assim como o Candelabro aceso iluminava o Lugar santo, Jesus disse que nós somos a luz do mundo (Mt 5:14).


III- A força do simbolismo do Candelabro apontando para a Igreja
O que Jesus disse à igreja de Éfeso na revelação do Apocalipse é muito sério e deve nos fazer estremecer:

Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu Candelabro, se não te arrependeres” (Ap 2:4-5).
Uma vez que o Candelabro é símbolo do Espírito Santo e da Igreja, entendemos que o que Jesus está dizendo à igreja de Éfeso é que ela está a um passo de perder sua maior riqueza, pois uma igreja sem Candelabro não é igreja, é mera instituição religiosa nada mais que isso.

Além disso, Jesus disse que sem o azeite, sem o fogo, e sem a luz, não seremos recebidos pelo Noivo naquele grande Dia (Mt 25:1-13).
As cinco virgens que, por sua insensatez, ficaram sem azeite quando o Noivo chegou, tiveram que amargar a rejeição. O Noivo não as recebeu dizendo que nem as conhecia. Foram rejeitadas porque lhes faltou azeite, e sem azeite não tem fogo nem luz.
Essa parábola é escatológica. Naquele Dia, só entrará no céu aquele que for como um Candelabro aceso (espiritualmente falando), que possui azeite, fogo e luz.
      Esta mensagem é reforçada pelo fato de que, no Tabernáculo de Moisés, o Candelabro ficava a um passo do Santíssimo Lugar, e este por sua vez apontava simbolicamente para a Nova Jerusalém celestial, pois assim como o Santíssimo lugar possuía medidas iguais em todas as suas dimensões (altura, largura e comprimento,[3] formando assim um cubo perfeito.), a Nova Jerusalém também é descrita como um cubo perfeito (Ap 21:16).[4]


CONCLUSÃO

            Seja sempre como um Candelabro aceso, e você estará sempre pronto e preparado para subir ao encontro do Senhor, e para viver com Ele eternamente na Nova Jerusalém dos santos. Aleluia! Maranata!



De seu irmão em Cristo, Éder Carvalho.
www.edercarvalho.com





[1] No Hebraico “Menorah”, que quer dizer basicamente lâmpada.
[2] Também aponta para Deus, pois o número sete na Bíblia é número de Deus. Todavia, o simbolismo mais forte e evidente do Candelabro recai sobre a segunda e sobre a terceira pessoa da Trindade, a saber, Cristo e o Espírito Santo.
[3] Eram 10 côvados nas três direções.
[4] Eram 12000 estádios nas três direções.


Comentários

  1. Ótimo estudo gostei muito explica coisas q agente lendo só não entendemos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em receber seu comentário. Muito obrigado. Deus abençoe.

      Excluir
  2. O que significa sonhar com o candelabro acesso.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo estudo Eder. Gostei.

    ResponderExcluir
  4. Glória a DEUS! Ele é a nossa luz.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Excelente estudo. Linguagem fácil, profundo e bem explicado Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Muito edificante o estudo, conteúdo claro, objetivo e muito bem explicado. Obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rm 12:1-2: Adoração, santidade e conhecimento de Deus

Entre Porcos e Cristo: Jesus e o Endemoninhado Gadareno