Salmo1




1- Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
O justo retratado pelo salmista é contrastado com o ímpio. Quais são as diferenças entre eles? As roupas? Não. A classe social? Não. Lugar onde moram, estudam ou trabalham? Não. Então qual é a diferença? Só uma palavra: “afinidade”. Para compreendermos melhor esta afirmação, vamos traçar um paralelo entre o Salmo 1 e Provérbios 12.
O justo não tem afinidade com as diretrizes dos ímpios – o conselho dos ímpios é contrário ao conselho dos justos: “Os pensamentos dos justos são retos, mas os conselhos dos ímpios, são engano” (Pv 12:5).
O justo não tem afinidade com a filosofia de vida dos ímpios – o caminho dos ímpios é contrário ao caminho dos justos: “O justo é um guia para o seu companheiro, mas o caminho dos ímpios os faz errar” (Pv 12:26b).
Os justos Não tem afinidade com a maneira pela qual os ímpios expressam sua filosofia de vida, pois em sua forma de expressão, os ímpios são escarnecedores: “As palavras dos ímpios são ciladas para derramar sangue, mas a boca dos retos os livrará” (Pv 12:6).

2- Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
O verdadeiro justo é aquele que não apenas se recusa a comungar com as afinidades dos ímpios, mas se empenha em conhecer as afinidades de Deus, e isso só é possível por meio de meditação diária e profunda na Lei do Senhor.
Além disso, estudar a Bíblia como um acadêmico ainda não é o suficiente, pois a meditação que agrada a Deus é fruto de um puro e sincero amor por Sua Palavra. “Oh! Quanto amo a Tua Lei! É a minha meditação em todo o dia!” (Sl 119:97).
Esta meditação movida pelo amor resultará em evangelismo, serviço e cuidado ao próximo, pois a Bíblia nos desafia a amar a todos e pregar o evangelho a todo o mundo (Mt 5:44; Mc 16:15).

3- Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
“O homem de bem alcançará o favor do Senhor” (Pv 12:2a).
No Reino de Deus, prosperar é sinônimo de frutificar, por isso a figura da árvore plantada junto a ribeiros de águas. Frutificar é praticar a justiça do Senhor, semeando o amor e o evangelho de Jesus. Ser bem-aventurado significa ser plenamente satisfeito. O justo recebe de Deus a plena satisfação e a verdadeira prosperidade. 

Tudo quanto fizer prosperará: Mas a que se refere este “tudo quanto fizer”? O que é que um verdadeiro justo faz? Ele faz exatamente o contrário do que o ímpio faz. Ele não dá conselhos maus, mas sua boca gera livramento (Pv 12:6 – “As palavras dos ímpios são ciladas para derramar sangue, mas a boca dos retos os livrará”). Ele não trilha o caminho do erro e da morte, mas o caminho da vida (Pv 12:16 – “O justo é um guia para o seu companheiro, mas o caminho dos ímpios os faz errar”). Ele não age como um escarnecedor, mas suas atitudes são um deleite para Deus (Pv 12:22b – “os que agem fielmente são o Seu deleite”).  

4- Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
“Transtornados serão os ímpios, e não serão mais” (Pv 12:7a). O fim do caminho dos ímpios é a morte e o inferno. No fim, eles verão que tudo o que fizerem não teve valor algum diante da eternidade.
Além disso, para o “aqui” e o “agora”, a vida de um ímpio não pode produzir a justiça do Reino de Deus. A justiça do Reino de Deus só pode ser ministrada pelos ministros de Deus, pois Ele é a própria fonte da justiça que traz dignidade para esta vida, bem como justificação para a eternidade.
Como a vaidade que resulta em nada, assim é a vida do homem não justificado, e incapaz de ter fome e sede de justiça no coração (isto é, compaixão). Sem amor, tudo é nada (1 Co 13:1-3). O amor de Deus, que só pode ser fruto do Espírito Santo (Gl 5:22), dá sentido à vida, e o homem que não nasceu de novo (ímpio) é incapaz de conhecer esse amor, portanto, sua vida é como a palha que o vento espalha.

5- Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
O Dia do Senhor será implacável, a santidade do Senhor será irresistível! Em nada o Juiz de toda terra será questionado. Seu alto e sublime trono de justiça elevada acima de qualquer imaginação fará cair todas as máscaras, e todos saberão que Ele é justo. O joio será separado do trigo. A palha levada pelo vento será queimada pelo fogo do juízo divino. A separação enfim será absoluta. O gozo do Senhor será para os servos fieis e benditos do Pai, enquanto que as trevas de tormento eterno tragarão os desconhecidos de Cristo, os ímpios não ficarão na congregação dos justos. O céu é para os justos bem-aventurados!

6- Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; mas o caminho dos ímpios perecerá.
“Mas ao homem de perversas imaginações Ele condenará” (Pv 12:2b). 1) O Senhor conhece o caminho dos justos porque este caminho também é trilhado por Ele (Deus) mesmo – não foi Deus quem andou com Enoque, foi Enoque quem andou com Deus. 2) O Senhor conhece o caminho dos justo como ninguém, porque Ele próprio é este caminho – “Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida...” (Jo 14:6).
O caminho dos ímpios perecerá porque trata-se de um caminho de engano e que destina-se ao abismo tenebroso.

Twitter: @edercarvalho_
A todos, graça e paz!!!

Comentários

  1. Olá boa noite Eder,neste momento li e quanto menos espero uma lágrima nos meus olhos...é eu me identifiquei com este salmo pois na minha casa eu encontro uma desavença com uma pessoa que está no meu lado eu pucho para o Senhor mas ele sempre está nas mãos do impio e do mundano como gostaria que fosse diferente ....Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela parabenização, mas principalmente por ler a mensagem e deixar o Senhor falar com você. É certo que Ele está com você nesta situação difícil. Creia que a luz e o amor de Cristo resplandecerão em você e farão toda a diferença em sua casa. Que Deus a abençoe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rm 12:1-2: Adoração, santidade e conhecimento de Deus

O Candelabro como símbolo do Espírito Santo e da Igreja (Éder Carvalho)

Entre Porcos e Cristo: Jesus e o Endemoninhado Gadareno