Rm 12:1-2: Adoração, santidade e conhecimento de Deus


INTRODUÇÃO

Como conhecer àquele de quem a sabedoria e o conhecimento são mais profundos que o oceano, e os juízos e caminhos, insondáveis e inescrutáveis? Talvez, Romanos 12:1-2 seja o texto que melhor explica a forma pela qual podemos ter a mente de Cristo, ainda que o assunto continue envolto no mistério tremendo da fé. “Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo” (1Co 2:16). No capítulo 11 de Romanos, Paulo diz que o desejo de Deus é que todos os homens da terra – judeus e gentios – sejam salvos. Ao iniciar a leitura do capítulo 12, percebemos que o apóstolo está nos mostrando o caminho que levará ao conhecimento desta vontade soberana. Em apenas dois versículos, somos ensinados sobre o que é a verdadeira adoração, qual a postura de santidade que devemos ter diante do mundo, e como podemos conhecer a Deus e Sua vontade.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12:1-2).

“...Rogo-vos...” (exorto... a vós): No original grego, Paulo usou a palavra exortação[1]. Porém, no contexto, percebemos que ela tem um tom de pedido. É que a compreensão geral que se tem da palavra “exortação” é equivocada, pois não quer dizer “repreensão”, mas sim, “chamar para perto, auxiliar, ajudar, consolar, encorajar[2]. Portanto, neste texto, estamos diante de uma autêntica exortação.

“...Irmãos...”Embora o texto sagrado deva ser proclamado a todos indistintamente, na situação original ele foi endereçado aos crentes em Cristo Jesus. Sim, esta exortação bíblica é dirigida aos salvos, eu e você. Nós somos os destinatários. Portanto, nós precisamos aprender mais sobre adoração, santidade, e conhecimento de Deus sim. Ninguém aqui é sabe-tudo. Todos somos discípulos em processo de aprendizado e aperfeiçoamento.

“...Pelas misericórdias de Deus...”No original, não existe virgula depois da palavra “Deus”, o que sugere que somente pela misericórdia de Deus é que podemos apresentar-lhe nossas vidas como oferta totalmente consagrada. Não fosse a misericórdia de Deus, jamais seríamos aceitos, mas graças à obra de Cristo na cruz, somos aceitos pelo Deus santo e justo.

“...O vosso corpo...”O conceito paulino de “corpo” vai além da ideia de matéria. O templo de Espírito Santo envolve tudo em nós. Significa que o apóstolo está nos exortando a apresentar tudo de nós a Deus.
Nem, tampouco, apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; (Rm 6:13).
Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo...” (1Co 6:19).

“...Sacrifício vivo, santo e agradável...”Não se trata de sacrifícios de animais, pois Cristo os invalidou (Hb 10:4,9,10). Trata-se de uma ilustração (“sacrifício de louvor= ação de graças” – Sl 50:14). Devemos nos consagrar totalmente a Deus, vivendo para Sua glória em cada detalhe de nossas vidas.
Sacrifício vivo é a vida do crente que morreu para o pecado e agora vive para Deus, por meio de Cristo, pela própria vida do Cristo e pela fé nEle.
Somos “corpo de Cristo” (1Co 12:27), e “pedras vivas” (“Vós, também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo” – 1Pd 2:5). Isso é agradável a Deus, pois a justiça e santidade de Cristo são perfeitas, e satisfazem a perfeita vontade do Deus perfeito. É como diz o teólogo brasileiro Alfredo Borges Teixeira (1878-1975): Na cruz, “a Jesus foram imputados os pecados dos homens, e aos homens foi imputada a justiça de Jesus”[3].

“...A Deus...”Esta pequena expressão fecha a porta para a “religiosidade”. No sentido negativo, a palavra “religiosidade” refere-se à preocupação meramente externa e teatral daqueles que realizam atos piedosos com o propósito de impressionar os outros e conquistar seus aplausos. Em outro texto, Paulo também combate este mal, dizendo: “Procura apresentar-te a Deus... (2Tm 2:15)”. A Deus, não aos homens.

“...Culto racional...”O ato de apresentar envolve a decisão da mente. Entregamos nossas vidas a Deus, e isso racionalmente. Decidimos que viveremos para Ele, o que só é possível por meio dEle, mas que também não aconteceria sem a participação da nossa vontade. Existe aqui uma cumplicidade entre a vontade de Deus e a vontade do homem. É bem verdade que quase tudo em nossa salvação e espiritualidade depende da vontade dEle, mas também é verdade que Deus optou por posicionar-se eticamente diante da nossa vontade/escolha. Em outras palavras, apesar de o culto racional depender de Deus, ele também requer (em um segundo momento) a nossa contribuição e decisão. O “sacrifício vivo, santo e agradável”, é o “culto racional”, e ambos podem também ser chamados de “verdadeira adoração em espírito e em verdade”.

“...Não vos conformeis com este século...”O texto original diz: “E não sejais amoldados a este século...[4]. Isso significa não acreditar em tudo o que a mídia diz, nem aderir ao estilo de vida dos ímpios. Precisamos trabalhar, estudar, conversar, compreender e ajudar os ímpios em suas necessidades físicas, sociais, emocionais e espirituais, influenciando-os, sem sermos influenciados.

Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;” (1Pd 1:14).
Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” (1Jo 2:15).
E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1Jo 2:17).

Significa não alienar-se dos ímpios, mas também, não assemelhar-se a eles. Seja você. Sejamos nós mesmos. Nosso verdadeiro “eu” sobrevive somente em Cristo. Aquele que não for moldado pelo mundo, este sim poderá ser um verdadeiro cristão. Ser cristão é ser parecido com Cristo. O Criador nos fez imagem e semelhança Sua. O pecado, por sua vez, quando nos alienou do Criador, manchou nossa imagem e falsificou nosso “eu”. Não se conformar com o mundo é afastar-se do pecado e aproximar-se de Deus, por meio de Cristo, e assim, nosso “eu” verdadeiro encontra o caminho aberto para vir à tona. Alienar-se do pecado é assemelhar-se a Cristo, alienar-se de Cristo é, de certa forma, assemelhar-se ao Diabo”Digo isso porque o Diabo foi criado muito diferente do que é hoje, pois ele era um anjo de Deus (Lúcifer). Quando separou-se de Deus, Lúcifer foi deformado pelo próprio mal, e veio a ser Satanás. Sim, separado de Deus ele está totalmente deformado. Guardadas as devidas proporções, também ficamos deformados quando nos afastamos de Deus. A diferença é que para Satanás não há volta, mas para nós, Jesus é o caminho que nos leva de volta para Deus.

“...Transformai-vos pela renovação da vossa mente...”Segundo a linguagem bíblica, a renovação da mente acontece quando nos despimos do velho homem e nos vestimos do novo, que se renova pelo poder do Espírito de Deus em nós.
E vos renoveis no espírito do vosso sentido, e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade” (Ef 4:23-24)
E vos vestistes do novo [homem], que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;” (Cl 3:10).
Este é um ato de fé e de regresso. Renovação, de certa forma, significa retrocesso. É como que voltar ao jardim do Éden, o qual encontramos na cruz de Cristo. Lá ficou a vida eterna que perdemos por causa do pecado. Somente lá podemos ser “nova criatura”. Essa nova criatura que nasce “da água e do Espírito” tem mente nova. Sua mente é renovada pela Palavra, para semelhança da mente de Cristo, e traduzida pelo Espírito Santo de Deus.

“...Para que...”Há um propósito em tudo isso.

“...Experimenteis...”Experimentar aqui também pode ser entendido por “provar, saborear, conhecer”.
Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia” (Sl 34:8).
“Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor” (Ef 5:17).

“...A boa, agradável e perfeita vontade de Deus...”Porque Deus é Bom, Agradável e Perfeito, Sua vontade, que dEle é inseparável, também é boa, agradável e perfeita. O original grego abre espaço para estas duas possibilidades. Não precisamos escolher uma em detrimento de outra, pois ambas são verdadeiras.

Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição ... não na paixão de concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus ... Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação” (1 Ts 4:3,5,7).

                Não nos esqueçamos que no capítulo 11 o apóstolo Paulo nos informara do plano universal de salvação de Deus. A vontade de Deus é que todos os homens sejam salvos. Portanto, somos desafiados a uma vida de santidade e missão, pois Deus quer que sejamos santos, e quer salvar o mundo através de nós.
O conhecimento de Deus implica em pelo menos estas duas mudanças de vida.
Primeiro: “conhecer a Deus é ser santo”.
Segundo: “conhecer a Deus é dedicar a vida para Sua glória e proclamar o Evangelho de Cristo ao mundo”.

CONCLUSÃO

Se seguirmos a exortação bíblica, dedicaremos toda a nossa vida para a glória de Deus em verdadeira adoração, contrapondo-nos ao sistema pecaminoso deste século, com a mente renovada em Cristo (ter a mente de Cristo – 1Co 2:16)), e assim conheceremos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, que é a salvação do mundo, e a nossa santificação – sem a qual ninguém verá ao Senhor.


EM OUTRAS TRADUÇÕES:

Rm 12:1-2 – A Mensagem1: “Portanto, com a ajuda de Deus, quero que vocês façam o seguinte: entreguem a vida cotidiana – dormir, comer, trabalhar, passear – a Deus como se fosse uma oferta. Receber o que Deus fez por vocês é o melhor que podem fazer por Ele. 2: Não se ajustem demais à sua cultura, a ponto de não poderem pensar mais. Em vez disso, concentrem a atenção em Deus. Vocês serão mudados de dentro para fora. Descubram o que Ele quer de vocês e tratem de atendê-lo. Diferentemente da cultura dominante, que sempre os arrasta para baixo, ao nível da imaturidade, Deus extrai o melhor de vocês e desenvolve em vocês uma verdadeira maturidade”.

Rm 12:1-2 – NTLH: 1: “Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. 2: Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele”.

Rm 12:1-2 – NVI: 1: “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. 2: Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

A todos, abraços, graça e paz!!!

Éder Carvalho
http://fb.com/officialedercarvalho





[1] Novo Testamento interlinear grego-português. Barueri, SP : Sociedade Bíblica do Brasil, 2004; p602.
[2] Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego; Rio de Janeiro, CPAD, 2011; Dicionário Grego de STRONG anotado pela AMG; p2339.
[3] Revista Ultimato; Ano XLV - n° 335; Março-Abril 2012; Editora Ultimato Ltda; p26

[4] Novo Testamento interlinear grego-português. Barueri, SP : Sociedade Bíblica do Brasil, 2004; p602.

Comentários

  1. Ola Amados.Eu Tenho Um Grupo no Zap EXORTACAO HA SANTIDADE.O nome ja diz tudo.Principalmente convido as varoas as irmas.E so me chama q eu add.(088)9 99231-2674 [LAIANE NUNES] A Paz Do Senhor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Gostaria de ser adicionado nesse grupo (Exortação à Santidade). Sou membro da AD Belo Horizonte - MG (031)986677900

      Excluir
    3. Gostaria de ser adicionado nesse grupo (Exortação à Santidade). Sou membro da AD Belo Horizonte - MG (031)986677900

      Excluir
  2. Ola Amados.Eu Tenho Um Grupo no Zap EXORTACAO HA SANTIDADE.O nome ja diz tudo.Principalmente convido as varoas as irmas.E so me chama q eu add.(088)9 99231-2674 [LAIANE NUNES] A Paz Do Senhor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 016982355938 quero aprender mais de DEUS

      Excluir
    2. Graça e paz
      Ainda tem esse grupo?
      Me add por favor 021 988934030

      Excluir
  3. Paz do senhor gostaria de participar do grupo 11959054047

    ResponderExcluir
  4. Paz do senhor gostaria de participar do grupo 11959054047

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a explicação... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. esta palavra esta diresionada ao salvos em cristo ?

    ResponderExcluir
  7. gostei muito paz do senhor Jesus a todos

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. eu tbm quero que vcs mim botam nesse grupo eu quero aprender mas Deus

    ResponderExcluir
  10. 75988866213 Olá eu quero ser adicionado no grupo

    ResponderExcluir
  11. BOM dia me chamo Luciana sou de jacobina Bahia gostaria de entrar neste grupo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Candelabro como símbolo do Espírito Santo e da Igreja (Éder Carvalho)

Entre Porcos e Cristo: Jesus e o Endemoninhado Gadareno