O sermão da montanha na vida cotidiana (trabalho sobre aconselhamento pastoral)


Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha” (Mateus 7.24-25).

INTRODUÇÃO

Estas palavras concluíram o famoso sermão da montanha, pregado por Jesus, possivelmente no ano 27 d.C. O Mestre estava dizendo que se os seus discípulos praticassem o ensinamento que haviam acabado de receber, estariam agindo prudentemente e garantindo uma vida de significado, sentido e paz. Chuva, rios e ventos não podem derrubar uma casa edificada sobre a rocha. Como conselheiros, se quisermos conduzir alguém a uma rica fonte de sabedoria e instrução diante das incógnitas, crises e perigos da vida, devemos apresentar a esse alguém o sermão da montanha. Nele estão contidas ricas lições e ensinamentos que conduzirão seus adeptos a uma vida saudável.

CONSOLO (Mt 5.1-12)

"Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos. Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. "Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês".

Um conselheiro cristão pode ver uso das bem-aventuranças para consolar alguém que esteja sofrendo as dores e injustiças da vida. Jesus diz que os que choram serão consolados e que há galardão preparado para os discípulos e servos injustiçados. Estamos diante de uma palavra que traz empatia – pois revela que outras pessoas de carne e osso também sofreram – e uma palavra de chamado – pois estas promessas direcionam-se aos discípulos-servos de Jesus. Ou seja, o conselheiro tem aqui uma oportunidade para levar o aconselhando a uma decisão por Cristo – se preciso (dependendo de cada caso). 

SERVIÇO E MINISTÉRIO (vs. 13-16)

"Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus".

Para ter uma vida plena não basta ser religiosamente cristão e crer na promessa de consolo, mas é preciso assumir um compromisso com a missão do Reino de Deus. É óbvio que algumas pessoas não estarão ainda nesse nível – mas devemos ter o objetivo de que elas cheguem lá. Afinal, encontrar seu lugar e função no mundo é algo incrivelmente capaz de carregar de sentido a existência de qualquer ser humano.

FÉ E ESPERANÇA (vs. 17-20)

"Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra. Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus. Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus".

Ser chamado e achado entre os maiores no Reino dos céus é alimento para a esperança. Podemos ter fé que se praticarmos o ensinamento e a Palavra de Jesus teremos uma recompensa eterna dada pelo próprio Deus. Estava verdade dará força e ânimo para o aconselhando disciplinar-se na prática dos princípios bíblicos para o bem viver. Por certo este é um recurso muito útil nas mãos de um conselheiro cristão.

ÉTICA NOS RELACIONAMENTOS SOCIAIS (21-30)

"Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’. Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. [...] "Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.[...] "Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’. Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. [...]

A ética que Jesus apresenta previne de crises de relacionamentos dentro e fora da comunidade da fé. Todas estas recomendações afetam a vida social. Se alguém seguir tais conselhos terá uma vida pacífica e permeada de bons relacionamentos.

ÉTICA NO RELACIONAMENTO FAMILIAR (31-32)

"Foi dito: ‘Aquele que se divorciar de sua mulher deverá dar-lhe certidão de divórcio’. Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério".
Jesus empenha-se em construir um muro de proteção em torno da família. A Lei sempre protegeu as viúvas. Jesus fez mais que isso, ele preveniu. Embora a lei também prevenisse, Jesus foi além, dizendo que o não matarás também passa pelo ódio (e sabemos que o homicídio é um dos principais pais das viúvas), o adultério passa pelo pensamento, e o divórcio é a ruína última para uma família – ainda que existam caminhos de reestruturação. Na cultura judaica os homens tinham liberdade demasiadamente grande para rejeitar suas mulheres e largá-las ao desamparo de uma sociedade extremamente patriarcal. Em outras passagens Jesus explica com mais detalhes o caso do divórcio, mas este assunto foge do nosso foco.

INTEGRIDADE NA RELIGIOSIDADE (33-37)

"Vocês também ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não jure falsamente, mas cumpra os juramentos que você fez diante do Senhor’. Mas eu lhes digo: Não jurem de forma alguma: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o estrado de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. E não jure pela sua cabeça, pois você não pode tornar branco ou preto nem um fio de cabelo. Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno".

O ser humano não vive sem religião – inclusive os ateus. A religião fortalece a alma e fornece formas de amparo psicológico e espiritual. Fazer com que o homem enxergue a grandeza de Deus e incentivá-lo a viver a verdadeira religião cristã com integridade ajudará o indivíduo a preservar em si mesmo os benefícios de sua fé. Além de alcançarem este objetivo, estas palavras de Jesus também tiram a fé de uma dimensão abstrata e a trazem para a vida diária – realçando a importância de o homem ter palavra, ou seja, caráter.

ESPIRITUALIDADE CRISTÃ (38- 6.8)

"Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’. Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. [...] "Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. [...]  "Quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará". "E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará. [...]

Dar a outra face, amar os inimigos e não amar a glória dos homens: estes conselhos não nos livram do sofrimento, mas trazem sentido para ele. A vingança só consegue trazer uma satisfação malévola e momentânea, pois ela também abre a porta para o ódio e a culpa. Por outro lado, o amor e o perdão trazem força para continuar a vida com virtuosidade e leveza.

ADORAÇÃO NA COMUNIDADE DA FÉ (vs. 9-18)

Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’. Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas". "Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os homens vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa. Ao jejuar, ponha óleo sobre a cabeça e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê no secreto. E seu Pai, que vê no secreto, o recompensará".

Jesus ainda fala sobre as práticas devocionais que seus discípulos deveriam cultivar. Tais práticas de adoração (oração, jejum, etc.) são capazes de levar o indivíduo a um estado de contemplação do mundo, de si mesmo e de Deus.  

VALORIZAÇÃO DO ESSENCIAL NA VIDA (19-34)
"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. [...]"Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? "Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? [...]Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. [...]

A sociedade em que vivemos é consumista ao extremo. Este mal gera uma insatisfação sem fim. Ninguém jamais poderá sentir-se feliz e completo desta forma. O sermão da montanha também nos ensina a enxergar a essência da vida e valorizá-la. Este ensinamento de Jesus também nos leva a descansar no cuidado de Deus, livrando-nos da ansiedade e estresse.

ALTO-CONHECIMENTO (7.1-6)

[...] "Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão. "Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão".

Perceber a trave no próprio olho é conhecer a si mesmo. Esta virtude nos faz mais misericordiosos no julgamento, pois ao conhecermo-nos a nós mesmos, percebemos que somos falhos e tão pecadores quanto qualquer outro ser humano. Além disso, nossa reação a Deus e a Seus princípios é que nos diferencia dos ímpios, pois eles (como porcos) pisam as pérolas. Este simples discernimento nos situa melhor e mais conscientemente no mundo que nos cerca.

PERSEVERANÇA (vs. 7-14)

"Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. "Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem! [...] "Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram".

O conselheiro deparar-se-á com indivíduos que sofrem por causa da própria inconstância. O Mestre também ensina sobre o valor da perseverança em tudo, inclusive na oração e na busca pela presença e pelo favor de Deus.

CONHECIMENTO DO OUTRO E CONHECIMENTO DE DEUS (15-23)

"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão! "Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!’"

Precisamos identificar os falsos profetas, pois eles causam muitos danos. Além disso, o sermão do monte nos desafia a conhecer o Senhor, para não sermos surpreendidos naquele Dia. Aqueles a quem ajudamos precisam fazer a vontade de Deus, pois sabemos que ela é boa, agradável e perfeita (Rm 12.2).

CONCLUSÃO

Os conselheiros cristãos possuem um riquíssimo material para instruir e ajudar pessoas; o sermão da montanha. Neste sermão, o Mestre Jesus trouxe-nos ensinamentos capazes de conduzir as pessoas a um viver sábio e significativo no mundo. Ouvir e praticar as palavras de Jesus é ser feliz (bem-aventurado) e garantir o sentido e a salvação da própria vida. Que possamos ser verdadeiros discípulos de Jesus, além de discipuladores no Reino de Deus.



REESE, Edward (Org.). A Bíblia em ordem cronológica: nova versão internacional. São Paulo: Editora Vida, 2003. p. 1048,1049.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rm 12:1-2: Adoração, santidade e conhecimento de Deus

O Candelabro como símbolo do Espírito Santo e da Igreja (Éder Carvalho)

Entre Porcos e Cristo: Jesus e o Endemoninhado Gadareno