Google+ Followers

13 abril, 2014

O Maior Problema da Igreja


A igreja foi problemática quando foi liderada por Moisés.
A igreja foi problemática quando foi liderada por juízes.
A igreja foi problemática quando foi liderada por reis.
A igreja foi problemática mesmo quando Jesus instituiu a nova aliança e ordenou pastores e líderes (apóstolos, bispos, presbíteros, mestres, etc.)

Moral da história: a igreja sempre foi problemática não por causa dos sistemas que a organizaram, mas porque ela é formada por gente como a gente, e NÓS SOMOS PROBLEMÁTICOS.

Ouço muito pregadorzinho querendo dar uma de revolucionário, fazendo discursos sem densidade alguma (para não dizer medíocres e infantis) usando as palavras "religião" e "sistema".

O maior problema não está no sistema (nem no mundo, nem no diabo). O maior problema está em nós (eu, tu, ele, nós – a mim cabe ocupar-me do “eu”). E só há problemas nos sistemas porque nós mesmos construímos nossos sistemas. Não adianta sair e montar outro, porque este outro também será problemático. Com isso não quero dizer que devemos nos conformar com as falhas e injustiças nos nossos sistemas. Estou dizendo que "o maior" (não "o único") problema somos nós. Aliás, de certa forma, cada ser humano é um sistema. 
O maior problema está em nós, mas a maior solução também está em nós, a saber, o Senhor e Sua Palavra que habitam no coração daqueles que nasceram de novo.

Olhe menos para o sistema. Olhe mais para si mesmo, e diga:
"Eu preciso ser uma igreja mais pura, saudável e relevante".
Se assim procedermos diariamente, a reforma virá como consequência.

Foi Éder Carvalho, seu irmão em Cristo, com amor e temor.

Um forte abraço. Deus lhe abençoe sempre!

Um comentário:

  1. grande verdade !!
    Conseguimos identificar, criticar e listar problemas em tudo
    menos em nós mesmos

    ResponderExcluir