Um lugar pra chamar de Casa de Deus

10“Jacó partiu de Berseba e foi para Harã. 11Chegando a determinado lugar, parou para pernoitar, porque o sol já se havia posto. 12Tomando uma das pedras dali, usou-a como travesseiro e deitou-se. E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; o seu topo alcançava os céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. 13Ao lado dele estava o Senhor, que lhe disse: “Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado. 14Seus descendentes serão como o pó da terra, e se espalharão para o Oeste e para o Leste, para o Norte e para o Sul. Todos os povos da terra serão abençoados por meio de você e da sua descendência. 15Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi”. 16Quando Jacó acordou do sono, disse: “Sem dúvida o Senhor está neste lugar, mas eu não sabia!” 17Teve medo e disse: “Temível é este lugar! Não é outro, senão a casa de Deus; esta é a porta dos céus”. 18Na manhã seguinte, Jacó pegou a pedra que tinha usado como travesseiro, colocou-a em pé como coluna e derramou óleo sobre o seu topo. 19E deu o nome de Betel àquele lugar, embora a cidade anteriormente se chamasse Luz.” (Gênesis 28:10-19 NVI)

INTRODUÇÃO 
O que levou Jacó a mudar o nome da cidade de Luz para “BETEL”, palavra que significa “Casa de Deus”? O que seria hoje um lugar pra chamar de Casa de Deus?

1- Casa de Deus é um portal, um elo invisível entre céu e terra.
"...E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; o seu topo alcançava os céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela" (v.12).
O sonho de Jacó, no qual anjos de Deus subiam e desciam entre céu e terra, se cumpriu em Cristo Jesus. Veja o que o próprio Filho de Deus disse de Si mesmo: “... Digo a verdade: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem” (Jo 1:51).
A Igreja existe para ser um retrato do projeto de Deus para a terra. O plano original de Deus sofreu as consequências do pecado do homem, mas através da cruz de Cristo Deus restaurará e transformará todas as coisas. A Bíblia diz que haverá novos céus e nova terra, e a Igreja deve ser um retrato antecipado (parcial, obviamente) desta realidade vindoura, um lugar de justiça, amor, paz, adoração e presença de Deus.
No sonho de Jacó a escada era visível. Em Jesus a escada propriamente dita era invisível, pois somente os olhos da fé poderiam vê-la na própria pessoa de Jesus Cristo. Hoje também essa escada deve existir de forma invisível na Igreja, pois igreja só é Igreja se Cristo estiver no meio dela.

2- Casa de Deus é um lugar onde Deus está sobre todos e ao lado de cada um

Ao lado dele estava o Senhor... (v.13)
As traduções se dividem entre "sobre ela" e "ao lado dele". De fato, ambas as traduções são possíveis e condizentes com a verdade bíblica geral. Realmente Deus está sobre todos, de forma geral, e ao mesmo tempo ao lado de cada um, de forma pessoal.
Portanto, casa de Deus também é lugar de misericórdia e graça de Deus, pois é lugar onde Ele se apresenta a pecadores indignos como Jacó, como eu e você.

3- Casa de Deus é lugar onde Deus fala
"...que lhe disse:" (v.13)
A casa do Pai oferece a melhor acústica para a voz do Pai, e assim, na casa de Deus o Senhor se revela por sua palavra.
Igrejas que não priorizam e honram a pregação da verdadeira e pura mensagem bíblica devem ser rejeitadas por aqueles que almejam receber um discipulado autenticamente cristão e transformador. O nosso compromisso com a palavra é supremo.

4- Casa de Deus é lugar de esperança, promessas e vitória 
"...Darei a você e a seus descendentes a terra..." (v.13)
O jovem Jacó que estava vergonhosamente fugindo das consequências de seus próprios pecados, partindo para uma terra estranha e para um tempo de incertezas, agora ouve Deus lhe fazendo promessas e lhe dando uma perspectiva de futuro, a possibilidade de sonhar e o encorajamento da esperança.
Casa de Deus é lugar onde pecadores indignos como nós recebem de Deus a graça transformadora e a nova vida em Cristo. Esta nova vida é repleta de promessas sublimes. Temos novos horizontes diante de nós, e o mais nobre de todos é o que nos dá a bendita esperança de encontrar a Cristo nos ares e morar para sempre na Jerusalém celestial preparada por Deus para a Sua Igreja.

5- Casa de Deus é lugar de benção para todos
"...Todos os povos da terra serão abençoados por meio de você e da sua descendência" (v.14)
            Não existe lugar mais abençoador para o ser humano do que a Casa de Deus.
            Também podemos dizer que da Igreja devem fluir bençãos para todo o mundo, através da obra missionária, através das orações, através das contribuições, e através de muitas outras atitudes abençoadores que a Igreja deve assumir para com as nações.
A benção de Deus é para ser desfrutada, internalizada, encarnada, e compartilhada. "Sê tu uma benção" (Gn 12:2).

Deus te abençoe em Cristo Jesus.

Sinta-se à vontade para interagir, comentando e compartilhando.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rm 12:1-2: Adoração, santidade e conhecimento de Deus

O Candelabro como símbolo do Espírito Santo e da Igreja (Éder Carvalho)

Entre Porcos e Cristo: Jesus e o Endemoninhado Gadareno