O FIM VEM - estudo bíblico (Éder Carvalho)


Leitura bíblica principal:
“... a fim de que o coração de vocês seja fortalecido em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos. (1Ts 3:13)
13Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. 14Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com ele, aqueles que nele dormiram. 15Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem. 16Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. 17Depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. 18Consolem-se uns aos outros com essas palavras. (1Ts 4:13-18)
1Irmãos, quanto aos tempos e épocas, não precisamos escrever 2pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite. 3Quando disserem: “Paz e segurança”, a destruição virá sobre eles de repente, como as dores de parto à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão. 4Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão. 5Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas. 6Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios; 7pois os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite. 8Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação. 9Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 10Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele. 11Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo”. (1Ts 5:1-11)


CONTEÚDO:
A igreja deve conhecer a doutrina da volta de Jesus (4:13)
“... não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem”.

A igreja não tem porque viver em desespero (v.13)
“... para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança”.

A igreja crê na ressurreição dos salvos (v.14)
Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com ele, aqueles que nele dormiram”.

A igreja crê no arrebatamento (v.17)
Depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares”.
·       A história de Noé ilustra o arrebatamento (Mt 24:37-40): O justo Noé foi poupado do juízo de dilúvio na segurança da arca. Assim também os justos, os salvos em Cristo, serão poupados do sofrimento e juízo que a terra sofrerá durante a grande tribulação, pois os salvos estarão na segurança das moradas celestiais, na presença de Deus.
·       Jesus falou sobre o arrebatamento:

37Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem. 38Pois nos dias anteriores ao Dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; 39e eles nada perceberam, até que veio o Dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem. 40Dois homens estarão no campo: um será levado e o outro deixado”. (Mt 24:37-40)

·       Paulo falou sobre o arrebatamento:

Irmãos, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele” (2Ts 2:1).
Aqui temos dois eventos: um é “a vinda do nosso Senhor Jesus”, outro é “a nossa reunião com Ele”. Tais palavras reforçam a teoria pré-tribulacionista, que prega que primeiro seremos reunidos a Deus por ocasião do arrebatamento, depois voltaremos com Ele por ocasião da sua Volta visível e triunfante sobre seus inimigos no final da grande tribulação.

Mas Paulo disse mais:
“... a fim de que o coração de vocês seja fortalecido em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos”. (1Ts 3:13)
Claramente, o apóstolo Paulo está dizendo que Jesus voltará “com todos os seus santos”, ou seja, primeiro seremos arrebatados de maneira invisível ao mundo. Ao final dos 7 anos da grande tribulação, Cristo descerá visivelmente sobre a terra, acompanhado de todos os seus santos, isto é, a Igreja.

O QUE ACONTECERÁ APÓS O ARREBATAMENTO?
No céu, acontecerão dois eventos: o tribunal de Cristo e as bodas do Cordeiro.
·       O tribunal de Cristo: “12Se alguém constrói sobre esse alicerce usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, 13sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um. 14Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa. 15Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa através do fogo”. (1Co 3:12-15)
Como o texto esclarece, nesse julgamento não estará em jogo a salvação, pois já estaremos salvos no céu de glória. Serão julgadas apenas as nossas obras.

·       As bodas do Cordeiro: “7Regozijemo-nos! Vamos alegrar-nos e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou. 8Para vestir-se, foi-lhe dado linho fino, brilhante e puro”. O linho fino são os atos justos dos santos. 9E o anjo me disse: “Escreva: Felizes os convidados para o banquete do casamento do Cordeiro!” E acrescentou: “Estas são as palavras verdadeiras de Deus”. (Ap 19:7-9)
Quão glorioso será esse casamento. A mente humana não é capaz de imaginar. A Igreja é a Noiva, Jesus é o Noivo. Quando nos encontrarmos no céu, acontecerá o casamento. Aleluia!

Na terra acontecerá a Grande tribulação
·        A primeira metade dela é chamada de falsa paz: o Anticristo se manifestará primeiramente como líder pacificador. “Ele fará firme aliança com muitos... (Dn 9:27a). O Apocalipse o chama de “a Besta que surge do mar”, que tem muito poder, que engana a muitos, que controla o sistema econômico do mundo, e que conquista a admiração dos habitantes da terra.
·       A segunda metade é o terrível período de perseguição aos judeus e todos aqueles que rejeitarem a marca da Besta: “por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada se derrame sobre ele” (9:27b).
·       A batalha do Armagedom (Ap 19:19-21): No final da semana, a perseguição aos judeus os encurrala contra o Monte das Oliveiras (Zc 14:1-5), e neste momento acontece a 2° vinda de Cristo.

A SEGUNDA VINDA DE CRISTO
Desta feita, Cristo surge visivelmente a todos, acompanhado do exército celestial e da Igreja. Com o sopro de Sua boca, Cristo derrota o anticristo (2Ts 2:8) e o falso profeta (Ap 19:20), lançando-os no lago de fogo.

O Milênio
6Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele durante mil anos”. (Ap 20:6)
Então começa o período de 1000 de paz sobre a face da terra. Um governo Teocrático que demonstrará que somente o Senhor pode reinar com justiça e paz para todos.
(os próximos eventos estão muito bem explicados nos próprios textos bíblicos que se seguirão, e em ordem cronológica)

A revolta final de Satanás
7Quando terminarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão 8e sairá para enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a batalha. Seu número é como a areia do mar. 9As nações marcharam por toda a superfície da terra e cercaram o acampamento dos santos, a cidade amada; mas um fogo desceu do céu e as devorou. 10O Diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.” (Ap 20:7-10)

O juízo final
11Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles. 12Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros. 13O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hadesentregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito. 14Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. 15Aqueles cujos nomes não foram encontrados no livro da vida foram lançados no lago de fogo”. (Ap 20:11-15)

A NOVA JERUSALÉM
1Então vi novos céus e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia. 2Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido. 3Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: “Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. 4Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”. (Ap 21:1-4)
22Não vi templo algum na cidade, pois o Senhor Deus todo-poderoso e o Cordeiro são o seu templo. 23A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia. 24As nações andarão em sua luz, e os reis da terra lhe trarão a sua glória. 25Suas portas jamais se fecharão de dia, pois ali não haverá noite. 26A glória e a honra das nações lhe serão trazidas. 27Nela jamais entrará algo impuro, nem ninguém que pratique o que é vergonhoso ou enganoso, mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro”. (Ap 21:22-27)

DIANTE DE TODA ESTA REALIDADE, O QUE DEVEMOS FAZER?
Sabendo que o arrebatamento da Igreja acontecerá a qualquer momento, quando menos estivermos esperando, o que devemos fazer e como devemos viver?

Vigiar: 1Irmãos, quanto aos tempos e épocas, não precisamos escrever 2pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite. 3Quando disserem: “Paz e segurança”, a destruição virá sobre eles de repente, como as dores de parto à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão. 4Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão. 5Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas. 6Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios”. (1Ts 5:1-6)

Jesus disse: “41Duas mulheres estarão trabalhando num moinho: uma será levada e a outra deixada. 42Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor. 43Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 44Assim, vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam”. (Mt 24:41-44)
        Em outras palavras, a Igreja deve estar preparada para o encontro com o Senhor nos ares, e isso só é possível através de uma vida de fidelidade ao Senhor. O verdadeiro discípulo de Jesus é aquele que guarda e pratica a palavra do Senhor, permanecendo nela. “Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: ‘Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos’” (Jo 8:31).
Em Apocalipse o Senhor Jesus disse: “Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida” (Ap 2:10).

CONCLUSÃO
Sim, o fim vem, breve vem. Estejamos pois atentos e preparados. Amemos Sua vinda. Com prudência, mantenhamos acesas nossas lâmpadas, e anunciemos ao mundo que Cristo voltará.

www.edercarvalho.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rm 12:1-2: Adoração, santidade e conhecimento de Deus

O Candelabro como símbolo do Espírito Santo e da Igreja (Éder Carvalho)

Entre Porcos e Cristo: Jesus e o Endemoninhado Gadareno