Sou dizimista, mas minha conta está no vermelho


Já me perguntaram: "Pastor, tem alguma coisa de errado na vida de um crente que ficou com a conta no vermelho durante a crise? 
O prejuízo não é causado por algum tipo de brecha espiritual em sua vida? É o devorador?

Texto 1: “Pois ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se, mas os ímpios são arrastados pela calamidade.” (Provérbios‬ ‭24:16‬ ‭NVI‬‬)

Poderia Deus permitir o prejuízo financeiro na vida de um crente dizimista fiel, em tempos de crise? O texto 1 não diz que o infiel pode cair sete vezes, diz que o justo pode cair.

Vamos ao texto áureo do dízimo (que menciona o "devorador".)
Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.” (Malaquias‬ ‭3:8-11‬ ‭ARA‬‬)

1- Uma simples leitura atenta já revela que Deus está sempre se referindo ao povo de Israel como um todo — no plural, e não com um determinado indivíduo. 

2- A segunda coisa que se deve observar aqui é que o contexto de Malaquias é o do pós-cativeiro, quando os judeus estavam tendo que recomeçar a vida na terra prometida. Nessa feita, eles estavam cometendo o terrível erro de recomeçar a vida colocando Deus em segundo plano. Deus então levanta o profeta para apontar esse erro.

3- Deus está prometendo que a colheita dos judeus será protegida de pragas, e não que nenhum fruto nascerá estragado, falhado, ou deixará de nascer. Quem trabalha na agricultura sabe que nenhuma grande plantação oferece 100% de aproveitamento. Perdas são comuns e absolutamente ninguém está livre delas.


Ampliando o assunto: Regra geral de interpretação bíblica= um texto não ignora outro, e a Bíblia explica a Bíblia. Precisamos então analisar outros textos.

Veja o testemunho pessoal do apóstolo Paulo: “em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez” (2Co ‭11:27‬ ‭ARA‬‬). 

Repare que Paulo faz questão de citar tanto a palavra "fome" quanto a palavra "jejum", para que ninguém relacione uma à outra, pois uma coisa é jejuar, outra é passar fome. 

Portanto, Paulo está dizendo claramente que chegou a passar fome em determinadas situações. 

Feita esta constatação, podemos explicá-la dizendo que Paulo era infiel, ou que estava em pecado, e havia uma "brecha" na vida dele, e o devorador estava sobre ele? Claro que não. 
A vida de Paulo está exposta na Bíblia e é um dos exemplos mais elevados de santidade e piedade das Escrituras. 

Diante deste quadro só nos resta admitir que, em algumas ocasiões, Deus pode permitir o prejuízo financeiro e até a fome na vida de um justo.

Alguém poderia agora perguntar: "Isso não vai contra o versículo que diz que jamais se viu um justo a mendigar o pão (Sl 37:25)"? 
Bom, aqui só precisamos observar que uma coisa é chegar a passar fome em uma circunstância específica, outra é viver desamparado e mendigando o pão.

Outro exemplo de crise financeira permitido por Deus é o que aconteceu com a igreja da Judéia, a igreja onde tudo começou (Atos 1 e 2) nos dias de Claudio (At 11:28-30).


FAÇA A CONTA COMPLETA
Muitos crentes simplesmente dizem que estão sendo provados durante uma crise financeira, como se tudo fosse provocado por Deus. 

Esquecemos que, muitas vezes, a culpa é nossa.

Uma pessoa desorganizada, que não planeja suas contas e compras, tem custo de vida alto e vive sempre no limite, está cometendo um erro e colocando-se em situação de risco.

A Bíblia nos ensina a assumirmos um estilo de vida simples, a exemplo de Jesus.

FATO
Mesmo permitindo situações extremas em momentos pontuais, nada muda o fato de que Deus é bom, é fiel, é Pai, é provedor, e sempre cuida dos seus filhos. 

Então, seja um bom administrador, seja fiel, e seja crente; isto é, tenha fé em Deus e em Seu cuidado e provisão infalíveis. 

Ainda que a conta esteja no vermelho, saiba que Deus está no controle de tudo.

Um forte abraço de seu irmão em Cristo, Éder Carvalho.


...
(Sinta-se a vontade para deixar seus comentários... com respeito)

_____
Nossas redes sociais:

Instagram: @predercarvalho
Twitter: @predercarvalho
Facebook: predercarvalho
YouTube: youtube.com/canaledercarvalho

Contatos/convites/agenda: (47) 98834-6777

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rm 12:1-2: Adoração, santidade e conhecimento de Deus

O Candelabro como símbolo do Espírito Santo e da Igreja (Éder Carvalho)

Entre Porcos e Cristo: Jesus e o Endemoninhado Gadareno