Um clamor por uma igreja Missional

 


35“E Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades.

36Ao ver as multidões, Jesus se compadeceu delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.

37Então Jesus disse aos seus discípulos: — A seara (colheita) é grande, mas os trabalhadores são poucos.

38Por isso, peçam ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara”. (Mateus 9:35-38 NAA)

 

INTRODUÇÃO

Para ser missional é preciso ser fiel à missão que Jesus deu aos seus discípulos. O primeiro passo, portanto, é reconhecer que somos discípulos do Senhor Jesus; e nessa condição, estamos totalmente comprometidos com Ele. Jesus é a nossa referência, nosso Mestre, nosso Senhor, nosso guia, nosso exemplo, nosso padrão. O que Ele foi como homem, o que Ele pregou e o que Ele fez é o que devemos ser, pregar e fazer.

 

Esse texto traz uma reflexão bíblica sobre duas questões:

 

1) O que é ser missional?

2) E por que devemos clamar por isso?

 

I – O QUE É SER MISSIONAL?

Ser missional é ser sal da terra onde vivemos; é cumprir a missão que Jesus nos deu, independentemente do local onde se encontre nosso endereço. É ser missionário sem mudar de CEP.

C. Spurgeon disse que todo cristão ou é um missionário ou é um farsante. Se queremos entender o conceito “missional”, precisamos entender que a obra missionária da igreja não está restrita a terras distantes, mas abrange o mundo todo simultaneamente. A igreja local e a cidade não podem ser negligenciadas.

 

Jesus atuou (do sul para o norte) em pelo menos 4 grandes campos de trabalho: Judeia, Samaria, Galileia e Fenícia.

Dentro dessas regiões, Jesus atuou em cidades e povoados (conforme lemos no versículo 35).

 

Alguns foram chamados para ir a terras distantes, mas todos foram chamados para cumprir o “Ide” em tempo integral onde quer que estejam.

 

Jesus disse: “... Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês” (Jo 20:21). Ou seja, se queremos ser fiéis ao chamado, precisamos ser missionais como Jesus o foi.

 

Nosso Senhor não atuou privilegiando “os de dentro” (fariseus, saduceus, escribas, etc.), mas moveu-se na direção dos de fora.

 

Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lc 19:10).

E mais:

Jesus tomou a palavra e disse: — Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes(Lc 5:31).

 

Estamos sendo uma igreja para os de fora, ou somente para os de dentro? Igreja missional é igreja para os de fora.

 

Nossa liturgia deve ser desenvolvida pensando “nos de fora”. Nossa linguagem deve rejeitar o evangeliques e ser clara o suficiente para que todos a compreendam. Nossas músicas devem expressar o Evangelho de Jesus em linguagem universal. Tudo o que fizermos como Igreja em termos de comunicação do Evangelho (evangelização, culto público, etc.) deve contemplar a realidade dos de fora. Afinal, Jesus nos ordenou pregar o Evangelho ao mundo todo.

 

II – POR QUE PRECISAMOS CLAMAR POR UMA IGREJA MISSIONAL?

Porque a seara é grande, a colheita a ser feita é muito grande. Multidões estão perdidas, como ovelhas sem pastor (v.36). Os campos estão maduros, as pessoas estão sedentas, mas poucos são os ceifeiros.

 

Hoje, no Brasil, os evangélicos não são poucos (20 a 25% da população), mas os ceifeiros são poucos. Temos muitos evangélicos, mas poucos trabalhadores da seara. De fato, a colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos.

 

Por que temos poucos ceifeiros?

1) Porque o campo da colheita não é lugar de lazer, é lugar de trabalho. (O trabalho do ceifeiro pode até ser prazeroso, mas só o é quando o ceifeiro conhece e ama o Senhor da seara).

2) Os ceifeiros são poucos porque poucos são os que conhecem e amam o Senhor da seara.

 

Pergunta: Onde o ceifeiro precisa estar para colher os frutos do campo, no celeiro ou no campo?

Então, por que queremos esperar que as pessoas venham até a igreja para receberem Cristo em sua vida?

Ser missional exige ir na direção do outro, mover-se em direção à cultura da cidade sem perder a identidade do Reino.

A missão no palco do templo é limitada. Menos de 10% da missão da igreja pode ser cumprida dentro do templo. Uma igreja missional atua fortemente fora do templo, dentro da cultura, dentro da cidade, nas ruas, praças, escolas, empresas, etc.

 

“Para cumprir o Ide você raramente precisará de um caminhão de frete, ou de passagens aéreas, mas sempre precisará de compaixão”.

Jesus se compadeceu da multidão.

Foi por amor que Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido.

 

O “Ide” de Jesus exige que você faça a difícil viagem “eu” para “o outro”, do ego para o próximo, da zona de conforto para a grande seara madura, e essa viagem pode te levar simplesmente para o outro lado da rua onde você mora, ao invés de leva-lo para o outro lado do mundo.

 

Repito, ser missional significa ser missionário sem mudar de endereço.

 

 

III – CLAMEMOS

Por menos “artistas” e mais evangelistas

Por menos bajuladores e mais pregadores

Por menos egoísmo e mais evangelismo

Por menos cargos e mais encargo

Por menos estrelato e mais diaconato

Por menos apatia e mais diaconia

Por menos influencers digitais e mais referências espirituais

Por menos aproveitadores e mais discipuladores

Por menos murmuradores e mais intercessores



"Por isso, peçam ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara" (Mt 9:38)

 

__________

 

Com amor, de seu irmão em Cristo, Éder Carvalho.[1]



[1] Éder Carvalho serve ao Senhor e à Igreja como Ministro de Louvor e Pregador voluntário do Evangelho em tempo integral desde 2006. Éder é pastor ordenado pela CIADESCP/IEADJO. Junto de sua esposa Monique, e de seus filhos Hellen e Nicolas, tem procurado cumprir o propósito de Jesus para suas vidas, vivendo na total dependência de Deus, servindo o Reino em várias frentes de trabalho ministerial.


Comentários

  1. Pastor Éder expos muito bem sobre este tema. A necessidade dos campos missionários por trabalhadores do Senhor está de longe em primeiro lugar. Não que o Senhor não deseja alcançar os povos, mas sua igreja se acomoda e como Jonas foge.
    Esperamos que como o profeta Jonas a igreja retorne ao seu chamado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Muito obrigado por sua participação meu amigo e missionário Marcelo Pecher. És um homem de Deus que eu admiro muito. Forte abraço.

      Excluir
  2. Perfeito! Porém acho que para maioria dos que estão à frente das igrejas não comungam da mesma ideia de evangelho, pois priorizam ainda o antropocentrismo, como objeto principal do discurso em muito dos nossos púlpitos! Apenas para finalizar, quando entendermos e aplicarmos a verdadeira postura unânimes de Atos 2, com certeza iremos colher os frutos que outrora foi colhido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Muito obrigado por sua participação, de coração. Deus abençoe poderosamente.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rm 12:1-2: Adoração, santidade e conhecimento de Deus

O Candelabro como símbolo do Espírito Santo e da Igreja (Éder Carvalho)

Entre Porcos e Cristo: Jesus e o Endemoninhado Gadareno