O FIM DE UM CICLO: lembrar, agradecer e crer

 


Aconteceu que, no quadragésimo ano, no primeiro dia do décimo primeiro mês, Moisés falou aos filhos de Israel, segundo tudo o que o Senhor lhe havia ordenado a respeito deles”. (Deuteronômio 1:3 NAA)

 

O livro de Deuteronômio é uma repetição da Lei de Moisés. O povo de Israel estava acampado nas planícies de Moabe, prestes de atravessar o rio Jordão para conquistar a Terra Prometida. Moisés já estava em seus últimos dias de vida na terra ⸺ se despedindo; e logo Josué seria o novo líder. Ou seja, era o fim de um ciclo e a eminência do início de um novo. Nesse momento crucial, Moisés decide recapitular os feitos do Senhor em favor do seu povo, bem como as ordenanças da Sua Lei.

 

Nesse final de ano, faremos bem em relembrar as misericórdias de Deus em nosso favor e os ensinamentos da Sua Palavra.

 

Nosso maior problema é o esquecimento.

 

Vamos precisar de tudo o que a Palavra já nos ensinou, se quisermos vencer os próximos desafios. Por isso Moisés dedicou o livro de Deuteronômio para recapitular toda a Lei para o povo. Moisés sabia que a maior arma que Israel teria à disposição para conquistar Canaã não eram as espadas ou as lanças, mas a Palavra de Deus.

 

Em Deuteronômio Moisés também louvou ao Senhor e declarou a benção dEle sobre o futuro de Israel.

 

Em Deuteronômio 32:3 ele louva dizendo “Proclamarei o nome do Senhor. Louvem a grandeza do nosso Deus! (NVI).

 

No verso 3 do capítulo 33 Moisés declara: “Certamente és tu que amas o povo; todos os santos estão em tuas mãos. A teus pés todos eles se prostram e de ti recebem instrução (NVI).

 

São três os princípios que aprendemos aqui: lembrar, agradecer e crer.

 

Faça isso, lembre-se do que Deus já fez por você e daquilo que Ele já te revelou na Sua Palavra, agradeça (louve) a Deus por esse ano que passou, e creia que o Senhor estará com você no ano novo. Somos mais do que vencedores por aquele que nos amou.

 

Desejo a você e sua família, um feliz 2023!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rm 12:1-2: Adoração, santidade e conhecimento de Deus

O Candelabro como símbolo do Espírito Santo e da Igreja (Éder Carvalho)

Entre Porcos e Cristo: Jesus e o Endemoninhado Gadareno