VIRTUDES E PROBLEMAS DA MÚSICA GOSPEL

 

INTRODUÇÃO

Nesse pequeno texto trarei uma importante reflexão sobre a música evangélica, visto que ela faz parte da nossa vida, dos nossos cultos e da nossa história.

 

Nem tudo é bom, nem tudo é ruim.

Há o que se deve manter, há o que se deve alterar, e há o que se deve abolir.

 

O conhecimento dessas coisas é de suma importância, pois elas afetam positiva ou negativamente nossos processos de discipulado, nossas concepções de fé, nossa perspectiva de crescimento e nossa espiritualidade.

 

Apresento, a seguir, 3 pontos positivos e 3 pontos negativos do atual quadro da música gospel brasileira.

 

 

Três pontos positivos da música gospel

 

1) A busca por qualidade musical

 

Ninguém, hoje, pode dizer que a música gospel não investe em qualidade. Temos todas as linguagens musicais à disposição, e o nível de investimento em qualidade de pré-produção, produção, divulgação e performance têm aumentado cada vez mais. Isso é bom.

Se Deus é digno de receber o melhor, qualidade e excelência jamais serão ruins.

 

2) A proclamação pública

 

A música gospel está alcançando um espaço cada vez maior. Os artistas evangélicos famosos estão cada vez mais famosos, e o lado bom disso é que mais pessoas podem ser alcançadas pelo conteúdo gospel.

Desde que este conteúdo seja bom, verdadeiro e fiel às Escrituras Sagradas, quanto maior a projeção e o alcance da música gospel, maior é o benefício que a igreja poderá desfrutar.

 

3) A contextualização da linguagem

 

Um dos fatores que explica esse alcance cada vez maior da música gospel é a sua capacidade de adaptação e contextualização. Desde que o conteúdo não sofra alterações, a linguagem faz bem em se contextualizar. Assim como os quatro evangelhos Mateus, Marcos, Lucas e João ― apresentam o mesmo Evangelho de Jesus, linguagens diferentes podem transmitir a mesma mensagem. A linguagem contextualizada tem o poder de facilitar a conexão entre o ouvinte e o transmissor, e isso é bom. O problema é quando tentamos adaptar a essência do Evangelho à necessidade do ouvinte. É aí que mora a tragédia.

 

 

Três pontos negativos da música gospel

 

1) O profissionalismo por si só

 

O 1° ponto positivo que abordamos aqui dizia respeito à busca pela qualidade, mas esse mesmo ponto positivo esconde uma armadilha. Não são poucos os artistas cristãos que já se entregaram à idolatria da forma, da qualidade, da performance, sacrificando a unção, a essência, a busca por mais de Deus. Gasta-se muito tempo e dinheiro aprimorando a técnica, e tempo nenhum em oração, buscando poder de Deus. O profissionalismo vazio leva para os púlpitos artistas vazios de Deus, e estes jamais poderão ser agentes de Deus para um despertamento espiritual da igreja e da sociedade.   

 

2) A exposição pública (escândalos)

 

Junto à proclamação pública está a exposição pública. Se é bom conquistarmos maior espaço na sociedade para que possamos alcançar mais pessoas, é uma tragédia quando nossos pecados estão na vitrine da sociedade. Quanto maior a fama, maior a responsabilidade. Quando você está em uma posição de evidência, tudo o que você faz ganha destaque e projeção. Isso pode ser bom ou ruim, dependendo do que você faz. A fama não se preocupa com o caráter. Qualquer um pode tornar-se famoso. Mas a relevância da igreja depende do caráter do cristão, pois jamais teremos autoridade diante da sociedade se não tivermos santidade diante de Deus.

 

3) A perda dos parâmetros e da essência

 

Dito isso, o que se percebe é que o sucesso tornou-se o alvo sublime, portanto, os parâmetros bíblicos da adoração foram deixados de lado. Qualquer caminho que conduza ao sucesso é visto com bons olhos, por mais tortuoso que tal caminho seja à luz da Palavra de Deus. Usa-se o nome de Jesus e os textos bíblicos para dar a cara gospel de que nossas músicas necessitam, mas a verdade é que muitas delas são profanas, e não sacras. Certos ministros são oportunistas, não verdadeiros adoradores do Senhor. O que importa é o que dá certo, não mais o que é certo. Será que Deus se agrada disso?

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A Bíblia ensina que Deus quer que façamos o que é certo, do jeito certo.   

 

Davi estava fazendo a coisa certa levando a Arca para Jerusalém, mas do jeito errado. A Arca devia ser carregado sobre os ombros dos sacerdotes, não em um carro de bois. Deus já havia dito isso através de Moisés. Por essa razão, Davi só conseguiu levar a Arca quando corrigiu o método de acordo com a vontade de Deus.

 

É bom produzir música de qualidade? Claro que sim.

É bom ser ouvido por mais pessoas? Claro que sim.

É bom utilizar uma linguagem que as pessoas entendam? Claro que sim.

 

Mas tudo isso deve ser feito do jeito certo, e com o propósito certo.

 

Atenção às seguintes perguntas:

 

Os princípios bíblicos estão sendo honrados?

A mensagem do Evangelho está sendo mantida intacta?

O caráter dos ministros agrada ao Senhor?

A essência está sendo mais valorizada do que a forma?

Tudo o que estamos fazendo é realmente para a glória de Deus?

 

Se a respostas a essas perguntas for “não”, paremos com tudo agora mesmo, arrependamo-nos de nossos pecados e voltemos ao Senhor. Só então será lícito recomeçar.

 

Mas, se a resposta a essas perguntas for “sim”, todos os pontos positivos da música gospel apontados nesse texto serão totalmente positivos, e o Nome do Senhor Jesus será glorificado.

 

 

Com amor, de seu irmão em Cristo, Pr. Éder Carvalho.

 

Instagram: @canaledercarvalho

YouTube: @canaledercarvalho

___

 

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. 24Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (João 4:23-24 ARC)


Comentários

  1. Paz do SENHOR JESUS CRISTO Pr.Eder Carvalho, muito bom esse conteúdo, saiba fui edificado através desse ensinamentos, gostei muito dos pontos abordados, tanto positivos quantos os negativos e tbm no final ali o sr colocou as perguntas perfeita a se fazer antes de compor o hino ou mesmo de louvar tal hino aonde for chamado a louvar, top de linha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Muito obrigado pelo feedback. Que o Senhor o abençoe poderosamente.

      Excluir
  2. Sensacional, precisamos voltar a essência da adoração 🙏🏻

    ResponderExcluir
  3. Ótima reflexâo sobre a música gospel, que poderia ser extrapolada também para outras atividades da igreja. Importante que todos nós avaliemos a nossa motivação: tudo o que fazemos deve ser para a glória de Deus (1 Co 10:31), então quando compomos, tocamos, gravamos, pregamos, louvamos, etc isto deve estar centrado no engrandecimento do Senhor, e nada mais - não em exposição, reconhecimento, sucesso, enriquecimento... conforme está escrito em Jo 12:43 : Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus. Fiquemos alertas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão! Bem isso. Glória a Deus! Obrigado por compartilhar.

      Excluir
  4. Ótimo artigo! Abordou de forma clara, objetiva, mas contundente meu irmão! Assim como já foi comentado, vale para todas as áreas da igreja! Mais Dele, menos de nós! Deus o abençoe e continue te usando de forma sobrenatural! 🙏🏻😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Glória a Deus! Muito obrigado por compartilhar. Deus abençoe.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rm 12:1-2: Adoração, santidade e conhecimento de Deus

O Candelabro como símbolo do Espírito Santo e da Igreja (Éder Carvalho)

Entre Porcos e Cristo: Jesus e o Endemoninhado Gadareno