JESUS, NOSSO PASTOR E AMIGO: deixe o salmo 23 mudar a sua vida

 


INTRODUÇÃO

            Concordamos com Derek Kidner quando diz que o Salmo 23 é o Salmo da ovelha e do amigo.[1] Até o verso 4, o salmista Davi nos compara a uma ovelha, a fim de descrever alguns aspectos do nosso relacionamento com Deus nosso Pastor. A partir do verso 5, a figura de linguagem “passa a ser substituída por uma de maior intimidade”,[2] a do amigo. O Senhor é o anfitrião que nos recebe em Sua casa e nos serve um banquete de comunhão, bençãos e delícias espirituais (Salmos 16:11).  

O Salmo 23 nos ajuda a entender o significado da vida abundante que Jesus, o bom Pastor, veio nos trazer. Vamos meditar sobre o cuidado do Senhor para conosco e sobre a vida de intimidade com Deus.

Estamos diante de um dos textos mais belos e amados da Bíblia Sagrada. E não é sem razão que ele desfruta de tal fama. O texto em apreço é riquíssimo. Jamais poderemos esgotá-lo em nosso comentário, mas certamente poderemos extrair lições importantes para a nossa vida.

Meu conselho é que você abra o coração e deixe a Palavra do Pastor amado iluminar a sua vida. Se você fizer isso, posso garantir que você nunca mais será o mesmo.

 


 

A POESIA

 

1 Senhor é o meu pastor; nada me faltará.

2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.

3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.

4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, e o meu cálice transborda.

6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo sempre.

(Salmos 23:1-6)


 

JESUS, NOSSO SENHOR E PASTOR

O Senhor é o meu Pastor

 

Davi começa sua poesia reconhecendo o senhorio de Deus sobre sua vida. Assim como uma ovelha é submissa ao seu pastor, o poeta coloca-se na posição de servo diante de seu soberano Senhor.

Deus quer ser Senhor de cada detalhe da sua vida, mas você precisa querer servir-lhe.

Semelhantemente, Deus é o Pastor de Davi. O salmista coloca-se na posição de ovelha. Pastor é aquele que cuida, que ama, que conhece as ovelhas, que sente a falta quando uma delas não está no aprisco, que dá a sua vida por elas. Por isso a Bíblia apresenta o nosso Senhor não como um pastor qualquer, mas como o “bom” Pastor (João 10:11). A grande verdade é que o Senhor é bom e a sua bondade dura para sempre (Salmos 107:1).

O senhorio e o pastorado de Jesus trazem Sua soberania, Seu cuidado amoroso e Sua bondade. Para desfrutar tudo quanto o Senhor quer ser e fazer em você, só é preciso arrepender-se de seus pecados, crer e confessar Jesus como seu único e suficiente Senhor e Salvador. Entregue sua vida a Ele, vivendo como servo e ovelha dEle, isto é, obedecendo-o e seguindo-o.

 

 

JESUS, O NOSSO PROVEDOR

Nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos,

guia-me mansamente a águas tranquilas

 

         Infelizmente, tenho ouvido pregadores influenciados pela Teologia da Prosperidade dizendo que esta expressão bíblica significa que Deus fará tudo por nós, atendendo a todos os nossos caprichos. Crendo nisso, os materialistas logo começam a barganhar com Deus. Oferecendo-lhe obediência, fé e sacrifícios (especialmente em forma de dízimos e ofertas financeiras), esperam receber em troca as mais generosas e cobiçadas bençãos daquele que é o dono da prata e do ouro. Porém, não é esta a promessa do Salmo 23.

         Como já vimos, o contexto dos primeiros 4 versos é a relação entre Pastor e ovelha. O Pastor é aquele que supre as necessidades da ovelha, e não seus meros desejos luxuosos, mesmo porque, uma ovelha se quer deseja tais coisas. Tudo o que uma ovelha almeja é cuidado, proteção e sustento.

         Quando o salmista afirma que em Deus nada lhe faltará, está falando daquilo que realmente faria falta. Deus pode dar mais do que o necessário aos Seus filhos, mas esta não é uma promessa com a qual Ele se comprometa através de Sua Palavra. Tais bençãos entram na dimensão da generosidade de Deus, na permissão de Deus e em Seus propósitos específicos para cada uma de Suas ovelhas. O que Ele garante para todas as suas ovelhas é que aquilo que faria falta jamais faltará.

         O salmista segue dizendo que o Pastor o conduz a pastos verdejantes e a águas tranquilas. Ovelhas precisam de pastagens e de água. Caro leitor, saiba que Deus quer ser o seu provedor, isto é, aquele que lhe dá o que você realmente precisa.

         Jesus nos ensinou a orar pedindo o pão de cada dia (Mateus 6:11), e a confiar na provisão de Deus. Ele disse:

 

Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir... Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? ... Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês (Mateus 6:25-33).

 

         A ovelha que está sob os cuidados de um pastor fiel, amoroso e dedicado, nunca se preocupa com o sustento da vida, porque o pastor nunca deixa que essas coisas lhe faltem. Assim é o cuidado de Deus por nós. Podemos descansar em Seus braços, confiando sempre que, nEle, nada nos faltará. Podemos então buscar o Seu Reino e a Sua justiça, sabendo que as demais coisas necessárias para uma vida digna nos serão acrescentadas.

         A provisão de Deus também encoraja e impulsiona a nossa missão no Reino de Deus. O bom Pastor, Jesus, nos diz para não mais nos preocuparmos com as necessidades da nossa vida, para que possamos nos empenhar na busca pelo Reino de Deus e Sua justiça. O Senhor nos chama para segui-lo pelas veredas da justiça, por amor do Seu Nome (Salmos 23:3). Fomos chamados para sermos embaixadores e ministros da justiça do Reino de Deus na terra. É nossa missão levar o Evangelho ao mundo, porque, no demais, Deus cuidará de nós.

 

 

A PRESENÇA DE JESUS EM NOSSA VIDA

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte não temeria mal algum, porque Tu estás comigo. A Tua vara e o Teu cajado me consolam

 

O salmista Davi passou por muitas dificuldades em sua trajetória. Muitas vezes sua vida esteve por um fio. Ele sabia que a vida com Deus não lhe livraria do sofrimento e do perigo.

Jesus fez-nos a mesma afirmação: “no mundo vocês terão aflições” (João 16:33). Mas esta mesma afirmação é seguida de um “porém” maravilhoso: “porém, tenham bom ânimo, porque eu venci o mundo”.

Sabemos que aqueles a quem Jesus ama também sofrem. O bom Pastor permite que passemos pelo vale da sombra da morte, mas não nos deixa passar por ele sozinhos Ele vai conosco.

A presença de Deus era motivo de fé e esperança para o salmista, por isso ele exclamou: “não temerei, porque Tu estás comigo”. Se é verdade que há sofrimentos na vida das ovelhas do Senhor, também é verdade que há consolo para elas – a Tua vara e o Teu cajado me consolam. Jesus, o bom Pastor nos garantiu Seu consolo fiel (João 14:18) e Sua presença para cada momento de nossa vida (Mateus 28:20).

Ser ovelha de Jesus é desfrutar a presença fiel, amorosa e consoladora de Deus.

 

 

JESUS, O AMIGO

Preparas uma mesa perante mim, na presença dos meus inimigos

 

É aqui que acontece a mudança de figura de linguagem. Deus agora é apresentado como um Amigo anfitrião, que abre as portas de Sua casa e prepara para nós um banquete. Os inimigos assistem isso e percebem que eles nunca tiveram o que nós temos em Deus. O banquete de Deus é muito diferente do banquete do mundo. Vida abundante, só Jesus pode dar.

Na cultura do salmista, a mesa da refeição era lugar de comunhão. Para os povos do antigo oriente médio, o sentar-se à mesa era mais que matar a fome, era compartilhar momentos de amizade. A verdade que extraímos deste verso é que Deus nos chama para uma vida de intimidade com Ele.

O próprio Davi, autor deste salmo, desfrutava de intimidade com Deus. Muitas vezes Ele orou ao Senhor pedindo-lhe orientações importantes, e o Senhor lhe respondeu. Davi obedecia, e como resultado, alcançava a vitória necessária. Uma dessas ocasiões que podemos utilizar como exemplo foi quando os filisteus (um povo inimigo de Israel) se espalharam pela vale dos Refains, preparando-se para a guerra. Davi, que era rei de Israel, consultou ao Senhor sobre o que fazer, e o Senhor lhe respondeu:

 

Não ataque pela frente, mas dê a volta por trás deles e ataque-os em frente das amoreiras. Assim que você ouvir um som de passos por cima das amoreiras, saia rapidamente, pois será esse o sinal de que o Senhor saiu à sua frente para ferir o exército filisteu”. Davi fez como o Senhor lhe tinha ordenado e derrotou os filisteus (2Samuel 5:23-25).

 

O mesmo Davi também escreveu um Salmo no qual disse: “Na tua presença  abundância de alegrias; à tua mão direita existem delícias que nunca se acabam” (Salmos 16:11). Por ter intimidade com Deus, Davi conhecia as delícias que há na mesa do banquete de Deus.

Definitivamente, nada pode se comparar ao prazer e à alegria da presença do Senhor.

Como é precioso o Teu amor, ó Deus!

Os homens encontram refúgio à sombra das Tuas asas.

Eles se banqueteiam na fartura da Tua casa;

Tu lhes dás de beber do teu rio de delícias.

Pois em Ti está a fonte da vida;

Graças à Tua luz, vemos a luz (Salmos 36:7-9).

 

 

O PODER E A ALEGRIA DO AMIGO ETERNO

Unges a minha cabeça com óleo e o meu cálice transborda”.

 

O óleo fala do poder do Espírito, e o vinho fala da alegria.

 

1) A unção: Os reis eram ungidos com óleo quando assumiam o reinado. Foi assim com o próprio Davi. Ele foi ungido três vezes: quando ainda estava na casa de seu pai (1Samuel 16:13), depois quando foi aclamado rei de Judá em Hebrom (2Samuel 2:4), e finalmente quando foi entronizado como rei de toda a nação de Israel (2Samuel 5:3). O ato de ungir significava reconhecer a autoridade depositada sobre o escolhido.

Porém, o significado mais exato da unção no sentido espiritual pode ser observado na primeira vez que Davi foi ungido. O relato é claro em dizer que quando Samuel derramou sobre Davi o óleo da unção, o que de fato aconteceu foi que o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. Portanto, ser ungido significa ser cheio do Espírito Santo, ser guiado por Ele.

Desde o momento em que Davi foi cheio do Espírito Santo, duas coisas começaram a acontecer: 1°: Davi começou a ser guiado pelo Espírito para fazer a vontade de Deus. 2°: Davi começou a ser usado por Deus com poder sobrenatural.

Quando observamos a trajetória de Davi, especialmente da sua primeira unção até assumir o reinado, observamos que Davi era guiado pelo Espírito para fazer a vontade do Senhor. A vontade de Deus era estabelecer Seu reino através de Israel sobre a face da terra. Por isso Ele usou Davi para derrotar muitos dos inimigos de Israel. Davi poderia ter se vingado de Saul, que lhe estava perseguindo injustamente. Por duas vezes a vida de Saul esteve nas suas mãos, mas Davi não fazia sua própria vontade (a vontade da carne), e sim a do Espírito. Sua missão não era matar seus compatriotas, muito menos seu próprio rei (por mais que este “merecesse”). Sua missão era derrotar os povos inimigos de Israel, os incircuncisos que se empenhavam ao máximo para destruir Israel.

Observando o exemplo de Davi aprendemos que ser cheio do Espírito Santo significa, antes de tudo, ser guiado por Ele para fazer a vontade de dEle.

Além disso, o Senhor conferiu a Davi um poder sobrenatural. Ele derrotou um gigante usando apenas uma pedra em uma funda. Ele jamais perdeu uma batalha. Suas façanhas eram lendárias. Tudo porque o Espírito de Deus estava sobre ele, manifestando Seu poder invencível.

Nós também precisamos deste poder, pois sem ele, nosso ministério e nossa missão no mundo serão totalmente infrutíferos. Sobre isso, o grande herói da fé, um dos maiores evangelistas da história da Igreja, D. L. Moody, afirmou:

 

Se estamos cheios do Espírito e de poder, um dia de serviço com poder vale mais do que um ano de serviço sem esse poder. Se estamos cheios do Espírito, ungidos, nossas palavras alcançarão o coração do povo.[3]

 

A unção, o poder e a atuação do Espírito Santo em nós e através de nós faz toda a diferença, mesmo porque nós não temos qualquer capacidade de salvar almas, pois a Bíblia afirma que é o Espírito Santo quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8). A missão de Davi, dos apóstolos da igreja de Atos, de Moddy e de tantos outros só foi bem-sucedida por causa do poder do Espírito. Por que haveria de ser diferente conosco? Sim, os amigos de Jesus desfrutam também da Sua unção e do poder do Seu Espírito.

 

2) O Vinho: No banquete do Senhor, Ele faz o nosso cálice transbordar. A bebida comum e tradicional dos antigos hebreus era o vinho. Não estamos falando de embriaguez, obviamente (Efésios 5:18). Estamos falando de algo que simbolizava alegria. Para um israelita, era motivo de orgulho e realização pessoal poder saborear do vinho produzido por ele próprio de sua própria vinha. Este era um privilégio que sinalizava uma vida digna e honrosa na cultura da época.

A recíproca era verdadeira. Quando não havia vinho não havia alegria. O profeta Joel narra um episódio triste e desastroso na história de Judá, o povo de Deus. Ele diz:

 

O campo está assolado, e a terra, triste; porque o trigo está destruído, o vinho se secou, o óleo falta. Os lavradores se envergonham, os vinhateiros gemem... A vide se secou... e a alegria se secou entre os filhos dos homens. (Joel 1:10-12)

 

Este, e muitos outros textos do Antigo Testamento demonstram que o vinho era símbolo de alegria, e Davi está usando este símbolo no Salmo 23. Todo o Salmo fala sobre a vida com Deus, o relacionamento com Ele. Portanto, devemos entender o óleo e o vinho como figuras de linguagem que apontam para verdades espirituais, até porque, o Reino de Deus não é feito de comida ou bebida, mas de justiça, de paz, e alegria no Espírito Santo (Romanos 14:17). Estamos aprendendo que a vida abundante, a vida na presença do bom Pastor Jesus Cristo, inclui a alegria do Senhor.

Deus não deseja que você viva sem alegria. Por mais difícil que seja a sua vida, Deus quer ser a sua alegria. Não estamos falando de uma alegria condicionada pelas circunstâncias, mas de uma alegria que é sobrenatural, pois ela é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). John Piper está coberto de razão quando diz que “Deus é mais glorificado em nós quando estamos mais satisfeitos nEle”.[4] E quando cita Jonathan Edwards:

 

Deus é glorificado não somente por Sua glória ser contemplada, mas pelo regozijar-se nela. Quando os que a veem regozijam-se, Deus é mais glorificado do que se ela for somente contemplada. Sua glória é então completamente recebida pela alma, e também pelo entendimento e pelo coração. Deus criou o mundo para que Ele pudesse comunicar a Sua glória à criatura; e para que esta possa [ser] recebida pela mente e pelo coração. Aquele que afirma a sua ideia da glória de Deus [não] glorifica tanto a Deus quanto aquele que, além disto, também declara o seu... prazer nela.[5]

 

   Sim, o propósito de Deus é que desfrutemos da Alegria que só Ele tem para nós. A alegria do Senhor é a nossa força (Neemias 8:10). Assim como Jesus enfrentou e venceu a cruz pela alegria que lhe estava proposta (Hebreus 12:2), nós também podemos vencer grandes batalhas com a força da alegria do Senhor em nossos corações. Precisamos conhecer a Deus como Davi conhecia:

 

Então, irei ao altar de Deus, do Deus que é a minha grande alegria, e com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu (Salmos 43:3).

 

 

A BONDADE E A MISERICÓRDIA DO SENHOR

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida

 

         Esta promessa é simplesmente maravilhosa. Desde que você se arrependeu de seus pecados e entregou sua vida sem reservas ao Senhor e Salvador Jesus Cristo (Romanos 10:9-10), o sangue de Jesus lhe perdoou todas as iniquidades (1João 1:7,9), e o Senhor lançou seus pecados nas profundezas do mar (Miquéias 7:19). Hoje você pode olhar para trás sem medo de ser atormentado pela visão do seu passado de pecados. A bondade e a misericórdia do Senhor lhe seguem. Olhar para trás hoje significa ver apenas a bondade e a misericórdia do Senhor. Aleluia! Quão maravilhosa é a graça de Deus.

         Isso aconteceu com Pedro. Quando a consciência lhe pesou, após ter negado covardemente a Jesus, ele sentiu-se frustrado e decepcionado consigo mesmo, e foi pescar, voltando à velha vida. Então Jesus foi atrás de Pedro. Quando Pedro menos esperava, lá estava o Senhor ressurreto, na beira da praia, com o café da manhã preparado para os Seus. Pedro pecou e sentiu-se indigno de continuar sendo discípulo do Senhor, mas o Senhor foi atrás de Pedro (João 21:2-17).

         Jesus é a maior expressão da bondade e misericórdia de Deus. Na verdade, Ele é a própria bondade-misericórdia de Deus encarnada. Quando Pedro estava em alto mar, tentando preencher seu vazio com as atividades da velha vida, arrasado por seu pecado, Jesus foi atrás de Pedro. Ao olhar para trás, Pedro não viu a praia do mesmo jeito que ele sempre a via antes de conhecer a Jesus. Desta vez Jesus estava lá. Olhando para trás, Pedro viu Jesus, a bondade e a misericórdia de Deus.

         Vou lhe dizer a mais pura verdade: mesmo quando você comete um deslize e peca contra Deus, o amor e o temor que você tem de Deus lhe conduzem ao arrependimento, e Deus jamais deixa o nosso arrependimento passar despercebido. Sempre há perdão onde há arrependimento. Os salvos sempre são perdoados, porque o fato de eles serem salvos faz com que eles sempre se arrependam. Ser santo não significa ser perfeito. Um santo é alguém que, quando peca, arrepende-se profundamente, pede perdão, levanta-se e continua a caminhada da santidade, rumo à perfeição que será alcançada no céu de glória preparado para os salvos.

         É maravilhoso e ao mesmo tempo constrangedor saber que, mesmo quando nós pecarmos, a bondade e a misericórdia do Senhor não desistirão de nos seguir.

Caro leitor, lembre-se disso: quando você pecar, olhe para trás. Você verá que lá na beira da praia estará o Senhor Jesus. Ouça a sua voz dizendo: “Eu ainda estou aqui. Continuo te amando. Não desisti de você. Vem comigo. Teu lugar não é no mar da velha vida. Teu lugar é nos campos, pastoreando as minhas ovelhas. Meu cajado de consolo, bondade e misericórdia ainda estão sobre você. Teu cajado de pastor ainda é teu. Ninguém pode lhe tirar o que eu te dei. Conto com você. Acredito em você. Amo, e sempre vou amar você. Minha bondade e minha misericórdia te seguirão todos os dias da tua vida”.

         Nesta hora, simplesmente responda: “Senhor, Tu sabes de todas as coisas. Tu sabes que eu Te amo. Te seguirei e Te servirei por toda minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias”

 

E habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre

 

         Como é possível habitar na casa do Senhor o tempo todo e para todo o sempre? Não podemos morar na igreja. Temos que trabalhar, estudar, ganhar a vida, etc. Como podemos viver no templo?

         Para entendermos essa questão podemos recorrer a uma passagem bíblica especialmente esclarecedora.

      Certa vez, os judeus perguntaram a Jesus:

_Que sinal milagroso o senhor pode mostrar-nos como prova da sua autoridade?

Jesus lhes respondeu:

_Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias.

Os judeus responderam:

_Este templo levou 46 anos para ser edificado, e o senhor vai levantá-lo em três dias? 

Mas o templo do qual Ele falava era o Seu próprio corpo. Depois que ressuscitou dos mortos, os Seus discípulos lembraram-se do que Ele tinha dito. Então creram na Escritura e na Palavra que Jesus dissera. (João 2:18-22)

 

         Este texto sagrado nos ensina que o verdadeiro templo, onde acontece a verdadeira adoração, não é o templo feito por mãos humanas no qual nos reunimos sempre que possível. O verdadeiro templo é o próprio Jesus.

         Com isso não estou desmerecendo o templo físico onde congregamos. A Bíblia também nos ensina sobre a importância de nos reunirmos com os irmãos da igreja a fim de adorarmos a Deus e recebermos a Palavra. Nós precisamos dessa comunhão e jamais devemos renunciar a isso. Porém, é possível que alguém esteja no templo físico sem, contudo, estar no Templo Eterno.

O templo físico não salva ninguém. Tijolos e cimento não podem salvar. Quem salva é Jesus. Ele é o Templo Eterno. Considere a grandeza desse templo: Ele não está no universo, o universo é que está nEle, pois Ele criou o Universo. O templo físico está localizado geograficamente nesta terra, mas o Templo Eterno está na terra e no céu ao mesmo tempo, ou melhor, a terra e os céus estão nEle. Por isso, só poderemos ir para o céu se estivermos neste Templo Eterno chamado Jesus, pois somente aqueles que nasceram de novo e receberam vida eterna é que poderão entrar no Reino dos céus (João 3:3-5). Por isso a Escritura diz: “Se alguém está em Cristo, nova criatura é” (2Coríntios 5:17).

 Cristo é o Templo Eterno, e aquele que está em Cristo pode dizer: “... habitarei na casa do Senhor para todo o sempre”.

 

 

 


 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

            O caminho do Salmo 23 é um caminho de justiça “guia-me pelas veredas da justiça” que conduz a pastos verdejantes, águas tranquilas, e por fim, às mansões celestiais, onde desfrutaremos do grande banquete das bodas do Cordeiro (Apocalipse 19:9). A cruz de Cristo garante isso.

         Se você deixar o Espírito Santo te guiar pelo Salmo 23, você se colocará como ovelha, servo, e amigo de Jesus. Nesse caminho você pode simplesmente desfrutar da salvação, do cuidado, do amor, da alegria e da amizade do Senhor. E esta é uma boa hora para você orar com toda sinceridade.

 

Senhor, Tu és o meu Pastor; em Ti, nada me faltará.

Me faça descansar em Teu braços e beber das santas águas de Teu amor.

Refrigera a minha alma e glorifica Teu Nome em mim, guiando-me por Teus caminhos eternos de justiça e salvação.

Em Ti, nem mesmo a ameaça e a sombra da morte me roubariam a paz, pois nada pode me separar do Teu amor que está em Cristo Jesus.

Tua vontade e Teu cuidado sempre me trazem consolo.

Nenhum inimigo pode impedir minha comunhão contigo. Minha vitória está em Tua Presença.

Derrama-Te sobre mim e enche-me do Teu Espírito. Minha alegria, minhas delícias e meu prazer estão em Ti.

Tua graça me faz crer que certamente a Tua bondade e a Tua misericórdia estarão sobre mim todos os dias da minha vida; e viverei em Ti, no mais profundo de Tua presença, por toda a eternidade. Amém!

 


 

SOBRE O AUTOR

Éder Carvalho é formado em Letras Vernáculas pela UNOPAR VIRTUAL.

Bacharel em Teologia (EaD), e Pós-Graduado em Aconselhamento Cristão.

Formado em Teoria Musical e Violão Erudito (Intermediário II – 6 anos) na Escola de Música Villa-Lobos – Casa da Cultura – Joinville, SC.

Compositor de mais de 150 canções, produziu e lançou 5 CDs e vários singles (disponíveis no Spotify e todas as plataformas digitais; e no youtube)

Éder Billy Carvalho é casado com Monique Carvalho e pai da Hellen e do Nicolas.

Ministro de Louvor e pregador voluntário do Evangelho em tempo integral.

Pastor ordenado pela CIADESCP IEADJO.

 

YouTube:               www.youtube.com/canaledercarvalho

Instagram:             www.instagram.com/canaledercarvalho

Fone/watss/PIX:   47 98834 6777



[1] KIDNER, Derek. Salmos 1-72: introdução e comentário. 2. Ed. Série Cultura Bíblica. São Paulo: Vida Nova e Mundo Cristão, 1981. p.128-132.

[2] ____, p.130.

[3] BOYER, Orlando. Heróis da fé: vinte homens extraordinários que incendiaram o mundo. Rio de Janeiro: CPAD, 2010. p.219.

[4] PIPER, John. Plena satisfação em Deus: Deus glorificado e a alma satisfeita. São Paulo: Editora Fiel, 2009. p.25.

[5] ____, p.24.


Comentários

  1. Luciana Lopes Kammerssábado, 18 maio, 2024

    Parabéns meu querido! Que Deus continue te usando sempre para nos ajudar a buscarmos a nossa intimidade com Deus!! Ricas benção na sua vida e de sua família ! Abraços Luciana e família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Glória a Deus! Igualmente irmã Luciana. Deus abençoe poderosamente.

      Excluir
  2. Deus abençoe pastor Eder o senhor e toda a sua família.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Candelabro como símbolo do Espírito Santo e da Igreja (Éder Carvalho)

Rm 12:1-2: Adoração, santidade e conhecimento de Deus

Entre Porcos e Cristo: Jesus e o Endemoninhado Gadareno