O DESAFIO DA DIACONIA (Éder Billy Carvalho)


“Embora os discípulos devam ser vistos praticando boas obras, eles não devem fazer boas obras com o objetivo de serem vistos”. (Levertoff)
            No último domingo, dia 20 de fevereiro de 2011, fui ordenado diácono pela Assembléia de Deus em Joinville - SC. Realmente foi um dia marcante e honroso para mim, mas, também, de certa forma, assustador.
(Éder Billy Carvalho – Ordenação ao diaconato em 20/02/2011)
            Ser ordenado diácono da igreja de Cristo é ser confrontado com o modelo de diaconia apresentado pela Bíblia Sagrada:
            “... homens de ‘boa reputação’, ‘cheios do Espírito’ e ‘de sabedoria’, aos quais encarregaremos deste ‘serviço’”. (At 6.3)
a)    Homens de boa reputação: O caráter do diácono precisa ser irrepreensível. Paulo diz a Timóteo que é necessário que os diáconos sejam “respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância,... com a consciência limpa” (1 Tm 3. 8-9). Consciência limpa é privilégio de quem está em paz com Deus. Somente tendo uma boa reputação, gerada pelo fruto do Espírito no diácono, ele não será acusado justamente, nem dará margem para escândalo na igreja. Nesta crise de referências que estamos vivendo, realmente a boa reputação se torna indispensável.

b)    Cheios do Espírito: O homem que não é cheio do Espírito de Deus, é cheio de si mesmo, e assim sendo, não terá para oferecer ao mundo, a presença e o amor de Deus. Não basta servir, pois isso, unicamente, muitas pessoas vazias de Deus também o podem fazer. O que faz a diferença é o amor de Cristo transbordando em nós. Sua graça pode ser expressa através de um simples sorriso de um servo Seu, e isso transmite a paz que o pecador anseia. Somente sendo cheios do Espírito poderemos fazer Sua obra sem adulterarmos os conceitos de Sua Palavra. É preciso, sim, ter mãos limpas, mas também, coração puro.

c)    Cheios de sabedoria: A sabedoria pressupõe, indubitavelmente, o temor do Senhor, pois o mesmo, é o princípio da sabedoria. A sabedoria personificada, descrita em Provérbios, andas por todos os lugares, e não apenas dentro das igrejas. Assim sendo, ‘quem ganha almas, sábio é’. Ir ao encontro do necessitado (viúvas e órfãos) é uma atitude de sabedoria. Sem esta virtude, nossas obras seriam destituídas de conteúdo transformador, conteúdo este revelado nas Escrituras. Diáconos sábios, naturalmente, transparecem o caráter do coração de Deus.

d)    Serviço: Por fim, a real missão do diácono é servir. Servir as mesas para que os apóstolos possam se dedicar à oração e ao ministério da Palavra. Quando um pastor cai no superficialismo, e começa a oferecer ao povo, pouco conteúdo em suas mensagens e ministrações (supondo que esse pastor esteja também fazendo o que os apóstolos estavam fazendo, a saber, servir as mesas), provavelmente significa que seus diáconos não estão servindo como deveriam - se é que esse pastor tem diáconos em sua igreja. O serviço do diácono beneficia, inevitavelmente, cada membro da comunidade. O benefício direto está no próprio serviço que realiza, pois as necessidades dos membros são supridas desta forma. O benefício indireto reside no fato de que seu serviço tira a sobrecarga dos ombros do pastor, permitindo assim que este possa se dedicar mais à oração e ao ministério da Palavra. Isso é ser diácono - como diz meu pai, Pr. Esequiel Carvalho - é ser servo que não tem vontade própria. Porém é imprescindível que este serviço seja feito com amor e não como uma obrigação penosa, pois assim ele se transformaria em legalismo, o que seria sinônimo de fracasso. É necessário que sejamos servos de orelha furada; voluntariamente e apaixonadamente servos do reino de Deus.     
Nem todos foram chamados para ser ordenados diáconos, mas todos os discípulos de Cristo foram chamados para viver a diaconia, pois até os apóstolos se consideravam servos do Senhor. Que Deus me ajude a ser um diácono segundo o Seu coração, e assim sendo, impactar o mundo ao meu redor com o amor de Deus.
“O olhar da pessoa que sofre toca o nosso coração; nossos olhos captam a dor da injustiça; e as reflexões críticas nos revelam as causas”. (Jung Mo Sung)

Éder e Monique Carvalho – Casados para sempre, diáconos para sempre.

Meu mestre, o homem de Deus que mais me ensinou e investiu em mim, meu pai, pastor Esequiel Carvalho

Pr. Ademírcio dos Santos, meu pastor, o homem de Deus que nos confiou essa responsabilidade, apresentando-nos ao diaconato. Seremos eternamente gratos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rm 12:1-2: Adoração, santidade e conhecimento de Deus

O Candelabro como símbolo do Espírito Santo e da Igreja (Éder Carvalho)

Entre Porcos e Cristo: Jesus e o Endemoninhado Gadareno