A GLÓRIA MAIOR: Ageu 2:9

 


A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos”. (Ageu 2:9)

 

INTRODUÇÃO

Informações históricas: Os fundamentos do templo foram concluídos em 536a.C (Ed 3:8-10). Até 522 a obra ficou embargada, ou seja, parada por 14 anos.

Ageu e Zacarias começaram a pregar no 2° ano do reinado de Dario, ano 520 a.C. Somente em 516a.C o templo foi completado e dedicado. Ou seja, em todo o processo, que vai de 536 a 516, foram 20 anos entre o lançamento dos fundamentos até a consagração do templo concluído.

 

I- Por que a glória da última casa é maior que a da primeira?

Se na primeira casa, isto é, no templo de Salomão, havia muito mais ouro e beleza, havia a Arca da aliança, e teve fogo caindo do céu no dia da inauguração, como podemos crer na afirmação do profeta Ageu de que a glória da última casa seria maior? Se os próprios judeus idosos que ajudaram a construir o novo templo choraram quando olharam para ele comparando-o com o antigo templo de Salomão, o qual era muito mais suntuoso; como podemos entender a profecia de que esse novo templo seria mais glorioso?

 

Algumas respostas a essas questões:

 

1.1 Porque os recursos para a construção do primeiro eram abundantes, enquanto que para a reconstrução (do 2°) os recursos eram escassos e a situação era extremamente difícil. Em outras palavras, a última casa exigiu maior superação.

 

1.2 Porque o segundo viu o Salvador,  o Messias, aquele para quem o templo apontava. Sim, foi isso que aconteceu. Não foi diante do Templo de Salomão que Jesus se manifestou, mas diante do último. Mesmo considerando as reformas pelas quais o templo passou até que Jesus aparecesse, considera-se que este é o mesmo templo dedicado nos dias de Ageu os mesmos fundamentos.

 

1.3 Porque o véu do segundo foi rasgado. Aleluia! Não foi o véu do templo de Salomão que se rasgou, mas o do último, quando Jesus venceu na cruz, abrindo-nos o caminho da graça para o Pai Eterno.

 

II- O que é a “Glória maior”

         Eis o versículo que condensa uma das principais lições que aprendemos com os judeus do pós-cativeiro que construíram o novo templo:

 

"Subam o monte para trazer madeira. Construam o templo, para que Eu me alegre e nele seja glorificado”, diz o Senhor". (Ag 1:8 NVI)

 

         Eu diria ainda que este é o versículo-chave do livro de Ageu. Nele está revelada a atitude dos judeus que resultou nessa glória maior que o profeta anunciou. Deixar suas próprias casas em segundo lugar, subir o monte com muito esforço para trazer madeira, construir o templo mesmo diante das enormes dificuldades: essa foi a atitude que fez toda diferença, o grande segredo.

         E em que consiste a glória maior que o Senhor prometeu para este templo? No fato de que a obediência do Seu povo o alegrou “... para que Eu me alegre e nele seja glorificado.

 

PARA CONCLUIR E PRATICAR

Quando priorizamos o Reino e a vontade dEle, deixando nossas vontades e necessidades em segundo lugar, obedecendo à ordem do Senhor, alegramos ao Senhor. E essa alegria de Deus é a glória maior. O Eterno é glorificado na adoração obediente e sincera dos Seus filhos.

Então, busque em primeiro lugar o Reino de Deus e Sua justiça. Adore e obedeça ao Senhor com alegria e amor no coração; e assim, você desfrutará da glória de Deus a cada dia mais. E quanto mais você avançar nessa direção, no caminho da adoração e obediência ao Senhor, maior será a glória de Deus manifestada em Sua vida. Agrade, alegre ao Senhor, e desfrute de Sua glória maior.

__________

Conecte-se:

Instagram:      https://www.instagram.com/canaledercarvalho/channel/

YouTube:        https://www.youtube.com/user/canaledercarvalho

Site:                 https://linktree.com.br/new/edercarvalho

Email:              cantoredercarvalho@hotmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rm 12:1-2: Adoração, santidade e conhecimento de Deus

O Candelabro como símbolo do Espírito Santo e da Igreja (Éder Carvalho)

Entre Porcos e Cristo: Jesus e o Endemoninhado Gadareno