VITÓRIA, VITÓRIA, VITÓRIA!

 


Vitória sobre a morte

Graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. (1Coríntios 15:57)

         Este é um versículo que nos alegra logo de imediato. Mas, não cometa o erro de achar que Paulo está se referindo aqui a todo e qualquer tipo de vitória. Se assim o fosse, Deus estaria se comprometendo com todos os nossos projetos de poder. Para tanto, Deus teria que abrir mão de boa parte de Seus atributos, como justiça, santidade e amor. E fazendo isso Ele deixaria de ser quem É. Porém, Deus é Deus eternamente, imutável e imaculável. Então, se quisermos entender o que de fato está em pauta neste versículo, precisamos analisar o seu contexto.

         Uma simples leitura do capítulo 15 de 1Coríntios nos permite constatar que a vitória à qual Paulo está se referindo é a vitória sobre a condenação que o pecado traz sobre nós, e a vitória sobre a morte.

         Alegremo-nos porque Jesus venceu o pecado e a morte na cruz, e por meio dEle temos liberdade e vida eterna.

 

Vitória sobre o mundo

“Pois todo aquele que é nascido de Deus vence este mundo, e obtemos essa vitória pela fé”. (1João 5:4 NVT)

         Nossa fé é a vitória que vence o mundo. Mas, que mundo é esse e que vitória é essa?

         João faz uma descrição da “vida no mundo”, isto é, a vida daqueles que ainda não foram regenerados, e, portanto, não amam verdadeiramente a Deus o que se comprava pelo fato de que eles não obedecem aos Seus mandamentos. Em outras palavras, João nos ensina que viver desobedecendo aos mandamentos de Deus é ser derrotado pelo mundo.

         Quem é que vence o mundo então? Aquele que nasceu de Deus, vive pela fé, e crê que Jesus é o filho de Deus.

Por si mesmo, ninguém pode vencer o pecado. Mas, pela fé em Cristo, viveremos uma vida de obediência aos mandamentos do Senhor, os quais não são pesados para aqueles que nasceram de Deus.

 

Vitória sobre os inimigos da graça

“Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”. (Romanos 8:37 NAA)

         Este é o nosso terceiro devocional sobre vitória. No primeiro, vimos que Cristo nos conduz em vitória sobre a condenação e sobre a morte eterna. No segundo, vimos que pela fé em Jesus temos vitória sobre a prática do pecado. E hoje veremos que, por meio de Cristo, temos vitória sobre os inimigos da graça.

         No capítulo 8 de Romanos Paulo menciona tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo, espada, morte, vida, anjos, demônios, poderes quaisquer, e diz que nenhum deles é forte o suficiente para nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus.

         O exemplo de Paulo e da igreja perseguida nos lembra que os discípulos de Jesus podem sofrer muito nessa terra, podem perder tudo, podem até morrer pela força da espada, mas nada pode separá-los da graça de Deus; porque, por meio de Cristo, em todas essas coisas somos mais do que vencedores.


(Atenção: Esses três devocionais foram compartilhados originalmente em áudio aos membros do meu grupo de Telegram. Inscreva-se gratuitamente no meu canal de Telegram e receba, de segunda a sexta, os devocionais em áudio da série “Um minuto com a Palavra”. Link para o canal: https://t.me/edercarvalhotelegram)


 

Email:             cantoredercarvalho@hotmail.com

Youtube:         www.youtube.com/canaledercarvalho

Instagram:      www.instagram.com/canaledercarvalho

Twitter:            www.twitter.com/predercarvalho


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rm 12:1-2: Adoração, santidade e conhecimento de Deus

O Candelabro como símbolo do Espírito Santo e da Igreja (Éder Carvalho)

Entre Porcos e Cristo: Jesus e o Endemoninhado Gadareno