Antes e depois do Pentecostes


Tendo-os levado até Betânea, Jesus ergueu as mãos e os abençoou. Estando ainda a abençoá-los, Ele os deixou e foi elevado ao céu. Então eles o adoraram, e voltaram para Jerusalém com grande alegria. E permaneciam constantemente no templo, louvando a Deus. (Lc 24:50-53)

            Pouco antes de acontecer o que está relatado no texto em destaque, Jesus e seus discípulos estavam em Jerusalém quando o mestre lhes disse: “Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até que do alto sejais revestidos de poder”. Jesus deixou bem claro que seus discípulos deveriam ficar onde já estavam, pois seria ali em Jerusalém que o “até que” chegaria ao “finalmente”. Seria em Jerusalém que o Espírito lá do alto (Is 32:15) seria derramado sobre eles, e com “fogo santo” os revestiria de poder. Mas, logo após dizer isso, Jesus toma seus discípulos e os leva até Betânea, cerca de 1 Km de distância. Por que?

Betânea

            Jesus escolheu subir novamente aos céus em Betânea. E o mesmo médico gentio e historiador (Lucas), relata no livro de Atos que o lugar exato da ascensão foi o Monte das Oliveiras (At 1.12). Isso nos faz pensar. Porque Betânea?

            Lázaro, amigo do Senhor, e suas irmãs, Marta e Maria, às quais Jesus tanto amava, moravam em Betânea. Aquela se tornou uma região de repouso e comunhão para Jesus. Foi ali que Jesus chorou. Foi ali que Maria ungiu os pés de Jesus. Foi ali que ele chegou para iniciar sua última semana antes da cruz. Foi no monte das Oliveiras que o Filho orou aceitando o cálice do Pai, e seu suor se tornou como gotas de sangue caindo no chão. Definitivamente, Betânea é o lugar de relacionamentos sinceros, intensos e profundos. Este é o lugar da intimidade.

            A trajetória dos discípulos, sem Jesus, começou em Betânea. Foi ali que pela primeira vez, a bíblia descreve os 11 adorando juntos ao Senhor. Eles adoraram em Betânea (Então, eles, adorando-o...), voltaram para Jerusalém adorando (...voltaram para Jerusalém, tomados de grande júbilo), e ficaram em Jerusalém adorando (...e estavam sempre no templo louvando a DeusARC).

            Antes de sermos cheios do poder de Deus, em Jerusalém, precisamos passar por Betânea. Antes de receber o poder, precisamos desenvolver um relacionamento de intimidade com Deus. Antes da missão vem a adoração. Antes do “até que” vem o “até Betânea”.

            Mas, e depois?

Depois do “até que”

“Mas receberei poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” (At 1:8)

            Quando o “até que” chega ao “finalmente”, e quando chega o “e todos ficaram cheios do Espírito Santo”, o que Deus espera de nós? Será que Ele quer nos revestir de poder para que possamos ficar falando em outras línguas dentro de nossos templos, nos alegrando no Espírito, enquanto a multidão julga que estamos embriagados?

            Jesus garantiu que Seus discípulos receberiam poder ao descer sobre eles o Espírito Santo, mas ordenou-lhes que, a partir de então, eles fossem Suas testemunhas em todo o mundo.

 
Tudo o que Deus faz tem um propósito. E o propósito do revestimento de poder é nos fazer testemunhas de Seu evangelho em todas as nações.

(Billy Graham; Grande evangelista que pregou o evangelho em muitas nações)

Fomos chamados para levar o amor, a mensagem e o poder de Cristo para as pessoas. Levar o evangelho todo, não em partes. Mas quem passou por Betânea antes de começar a missão em Jerusalém, sabe do que estou falando. Quando nos aproximamos de Deus em intimidade e conhecemos mais do Seu coração, aprendemos o que exatamente Ele quer levar através de nós aos perdidos da terra.

            “Até que” sugere perseverança. Não sabemos quanto tempo levará para recebermos o revestimento de poder do Espírito, mas, até que ele venha, precisamos continuar em nossa busca, e em intimidade com Deus.

            O mundo está esperando...

A todos, abraços, graça e paz!!!

De seu irmão em Cristo, Éder Billy Carvalho.

http://twitter.com/edercarvalho_        

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rm 12:1-2: Adoração, santidade e conhecimento de Deus

O Candelabro como símbolo do Espírito Santo e da Igreja (Éder Carvalho)

Entre Porcos e Cristo: Jesus e o Endemoninhado Gadareno